Olá, boa noite! Para mim não ficou claro a diferença de uma função com parâmetro e um função sem parâmetro.
Se fosse colocada no código apenas "def saudacao = (nome)", não daria no mesmo? Por qual motivo tive que criar uma "função com parâmetro?"
Olá, boa noite! Para mim não ficou claro a diferença de uma função com parâmetro e um função sem parâmetro.
Se fosse colocada no código apenas "def saudacao = (nome)", não daria no mesmo? Por qual motivo tive que criar uma "função com parâmetro?"
Olá, Matheus. Tudo bem?
O código que você mencionou não funcionaria, pois é como se você estivesse criando uma função como se fosse uma variável, e a forma como uma função é criada é diferente.
Nesse caso, a sua ideia era apenas colocar o nome dentro da função, como a seguir?
def saudacao():
print(nome)
Dessa forma, não funcionaria, pois você precisaria ter criado a variável nome
fora da função, como uma variável global que atende o código inteiro, ou até mesmo criar dentro da própria função, mas a ideia é ter variáveis usadas para cada tarefa específica.
Nesse caso, a ideia era deixar a função com a tarefa de exibir qualquer nome que enviássemos para ela, de outro trecho do código.
Para que essa função funcionasse, você poderia utilizar o parâmetro, e assim passar o valor do nome por ele:
def saudacao(nome):
print(nome)
nome = 'Maria'
saudacao(nome)
Antes a gente não tinha como usar a variável nome, pois a gente não passou ela e nem criou dentro da função.
Além disso, a ideia da função é você executar alguma tarefa que você deseja diversas vezes, sem precisar reescrever o código.
Imagine que você queira exibir outro nome que não seja Matheus
, você criaria outra função só pra exibir outro nome? O código ficaria cheio de função, pois teria uma função para cada possível nome.
O parâmetro nos ajuda a evitar isso, pois com ele teremos apenas uma função, que irá exibir qualquer nome que desejamos.
Ou seja, a tarefa da função é exibir o nome. Mas que nome seria esse? Não é tarefa dela determinar, a tarefa dela é somente exibir. Ou seja, quem decide que nome será esse somos nós, por isso temos o parâmetro.
Espero ter ajudado, Matheus. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Bons estudos =)