2
respostas

Difere da Cecilia

Pessoal, eu fiz o curso da Cecilia também (estou fazendo o curso de formação de gerente ágil) e ela fala explicitamente que o responsável pelo grooming é o PO...E aqui na questão do simulado vcs colocam PO + Devs... O que devo considerar?

2 respostas

Olá Marina.

Tudo bom?

De acordo com a versão 2020 do Scrum Guide essa questão me parece um pouco aberta:

O Product Owner pode realizar o trabalho acima [gestão do Product Backlog] ou pode delegar a responsabilidade para outros.

Na versão de 2017 está estipulado da seguinte forma:

O refinamento do Backlog do Produto é a ação de adicionar detalhes, estimativas e ordem aos itens no Backlog do Produto. Este é um processo contínuo no qual o Product Owner e o Time de Desenvolvimento colaboram nos detalhes dos itens do Backlog do Produto. Durante o refinamento do Backlog do Produto, os itens são inspecionados e revisados. O Time de Scrum decide como e quando o refinamento está “Pronto”. Este refinamento usualmente não consome mais de 10% da capacidade do Time de Desenvolvimento.

Imagino que o curso se baseou nesta versão, podendo, aliás, haver discrepâncias nas outras partes do curso de Scrum por conta das atualizações na versão de 2020. Recomendo a leitura desse artigo no qual é abordado as diferenças entre as versões 2017 e 2020: aqui.

Peço desculpas por essas confusões, mas o time responsável fará as atualizações necessárias.

Bons estudos e abraços =)

Suuuuper obrigada pela explicação!! <3

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software