2
respostas

Didática confusa - mais um exemplo

Como já citado anteriormente, esta é uma das aulas parecidas com as de alguns outros cursos que já fiz aqui na Alura: Tudo bem confuso.

O professor tem conhecimento de sobra e muita experiência, porém a didática fica desejar. Variáveis com nomes parecidos e explicação na velocidade da luz .

E eu compreendo que a ideia é passar "cenários da vida real do mercado de trabalho" porém, do que adianta passar esses "cenários da vida real" se o básico está confuso? Como já exemplificado por outros alunos anteriormente, para quem está aprendendo fica difícil entender. Na grande maioria das vezes e você é obrigado a procurar informações extras fora da plataforma para entender o básico do que está acontecendo.

É óbvio que faz parte do aprendizado, procurar por outras fontes para assimilar melhor qualquer tipo de novo conteúdo/aprendizado. Porém percebo que isso é NORMAL em qualquer curso da Alura. Algo que poderia ser explicado de maneira mais calma ou até mesmo com um slide de maneira mais visual, já ajudaria.

Acho que o foco da plataforma deveria ser realmente passar o conteúdo de maneira mais didática possível, o que não ocorre em muitos casos. Vocês possuem excelentes instrutores, profissionais excelentes que gostam do que fazem, porém a didática é bem comprometida em alguns casos. Basta procurar por comentários de vários outros cursos da plataforma, que achará opiniões parecidas com a minha.

Tanto marketing que é feito em cima da plataforma e vejo cursos gratuitos no YouTube com a didática muito melhor.

A falta de exercícios práticos também é algo que deixa muito a desejar, deveria ter algum tipo de PDF ou exercícios a cada final de "Etapa" de um curso. Fazendo o aluno pensar de fato no que ele aprendeu e desenvolver sozinho uma solução para um problema com base no que foi mostrado. Propor um "desafio coringa" onde o aluno é apresentado a um cenário onde parte da resolução foi ensinada, a outra parte ele terá que pesquisar por si só e chegar a uma conclusão. Mesmo que o código não seja super otimizado ou seguindo 100% das melhores práticas de programação, mas o aprendizado vai ser bem melhor assimilado.

2 respostas

Fala ai Diego, tudo bem? Poxa, fico triste que você venha tendo problemas e agradeço o feedback, ele é muito importante para a gente.

Vou passar seus pontos para o pessoal dar uma analisada e em breve alguém deve entrar em contato com você para entender melhor o cenário e o que podemos melhorar.

Abraços e bons estudos.

Perfeito o que foi colocado pelo Diego. Reproduziria aqui as mesmas palavras.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software