1
resposta

Dicas sobre controle de gastos 2

Eu sempre tive muita dificuldade em fazer um planejamento financeiro por nunca conseguir anotar todas as compras que faço. No começo você ta empolgado e é fácil anotar sempre que comprar algo. Mas depois a gente acaba não anotando uma coisa porque é valor muito pequeno, depois não anotando outra porque ta com pressa e quando vê não ta anotando mais nada. Aí um dia li uma dica em um livro (Do mil ao milhão sem cortar o cafezinho - Nigro, Tiago) que me ajudou MUITO com isso. A dica consiste em você anotar os gastos antes de realmente gastar e separar eles em categorias. Por exemplo: Se eu recebo 1000, levanto que 55% vai para os custos fixos, 10% pra gasto livre, 15% pra uma reserva de emergência e 20% pra uma poupança de viagens. Assim eu sei que tenho 200 reais por mês pra gastar a vontade com viagens e não preciso anotar cada passagem/comida/gasto que tive na viagem. Só separo o dinheiro e uso exclusivamente dele até a viagem acabar. Claro, você precisa se planejar com antecedência pra não ter que usar de outras categorias porque o dinheiro que você separou em uma não deu. Mas para quem tem facilidade de fazer esses planejamentos prévios, é uma saída para facilitar o tracking da sua vida financeira...

1 resposta

Lucas, tudo bom?

Gosto muito do canal abaixo, o Nathy Finanças. Acho ela bem pé no chão, sem esse marketing de ficar rico pq já tem dinheiro, ou fazendo as pessoas ficarem malucas economizando onde não podem.

https://www.youtube.com/channel/UCmhzmQBdXP9TeRtpQ-iWSPg