2
respostas

Dicas para uma boa apresentação em publico

Ola, irei conduzir uma turma de mulheres, aproximadamente 28 pessoas, em uma visita formal na fabrica onde trabalho. Gostaria de sugestões de como posso conduzir meu texto para que não seja muito formal, pois o publico alvo não costuma ter tanta formalidade, mas que não perca o sentido da visita, que será no ambiente de trabalho externo.

2 respostas

Olá, Lais, como vai?

Para conduzir uma apresentação que seja clara, acessível e respeitosa, mas sem cair em excesso de formalidade, é importante equilibrar linguagem e postura.

Primeiro, procure utilizar uma linguagem simples e direta, evitando jargões ou termos muito técnicos, a não ser que faça questão de explicar rapidamente. Mantenha um tom de voz confiante e entusiasmado, mas sem exageros. Um breve roteiro ajuda: apresente-se de forma natural, contextualize a visita (o objetivo e o que vão aprender) e conclua com uma fala de agradecimento e convite para perguntas ou comentários.

Lembre-se de demonstrar interesse pelo público. Faça pausas para interação, como perguntar se estão acompanhando bem ou se alguém tem algo a acrescentar. Isso cria proximidade e engajamento.

Qualquer dúvida adicional, o fórum está à disposição para ajudar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oii, Laís! Me chamo Natasha.

Quando for conduzir essa visita, pense nela como uma conversa viva, não só uma apresentação. O foco é fazer com que as mulheres se sintam parte do processo, como se estivessem descobrindo o lugar junto com você. Comece falando da história da fábrica, algo que vá além dos números, conte desafios, conquistas e até mudanças que impactaram o dia a dia do trabalho. Isso cria um contexto humano e pode aproximar o grupo. Mostre detalhes pouco conhecidos e curiosidades da fábrica para despertar interesse e tornar o ambiente mais leve. Observe o ritmo e as reações do grupo, adaptando a fala conforme o interesse delas, fazendo pausas ou aprofundando pontos quando necessário. Voce também pode usar exemplos práticos e cotidianos, algo que elas possam relacionar com o próprio dia a dia, tornando a explicação mais próxima e menos “teórica”. E não esqueça da energia, sua postura influencia demais o clima da visita. Seja acessível, com um sorriso, mostrando entusiasmo genuíno isso ajuda a manter todo mundo ligado e confortável na sua visita.

Espero que minhas dicas te ajudem!