8
respostas

Dicas para não me sentir estressado enquanto estudo.

Bem, faz mais ou menos uns 2 meses que comecei a pesquisar cursos, podcasts e nesse meio tempo conheci a Alura, tentei estudar pegando algo por fora daqui um tempo mas não consegui e acabei assinando aqui e não me arrependo de maneira alguma. Bem, faz 3 semanas que tenho estudado diariamente, contando os finais de semana, acordando 6h55 da manhã, fazendo toda minha rotina certinho, mas vi que tava me deixando bem nervoso e acabei tendo uma crise FORTE de gastrite que está melhorando aos poucos agora. Estava seguindo uma rotina com pausas, tudo correto. Acabei o curso de Lógica de Programação 1 em 87% pois eu não tava aguentando ver o mesmo assunto mais, porém, eu tento resolver uns exercicios por fora da Alura, como URI Online Judge. Gostaria de algumas dicas para não me aborrecer novamente, eu gosto MUITO. Sempre pesquisei sobre a área e sempre tive interesse, não quero desistir agora que estou entendendo com muito esforço tudo aquilo que achava impossível a um tempo atrás hahaAlguém da algumas dicas? Uma que me ajudou muito e estou tentando colocar na cabeça é focar em hábitos e não no objetivo. Alguém tem mais alguma? Desde já, agradeço qualquer feedback.

8 respostas

Oi Bruno, tudo bem? É normal essa ansiedade inicial. A gente sai estudando tudo, as vezes ocupando muito mais tempo do que o necessário para o aprendizado fazendo com que nossa cabeça passe por um estresse incomum. Isso acaba nos afetando de diversas formas. A melhor dica que eu posso lhe dar agora nesse momento é: PARE COM ISSO.

O importante é conseguir perceber que, agora que nos sentimos incentivados a progredir, devemos buscar formas de usar essa nossa ansiedade a nosso favor. A dica é que, o estudo é infinito, sempre teremos algo novo para aprender nessa área e que todos os dias são dias de estudo. Então, considerando isso, vou deixar alguns links para que você possa ler e refletir mais a respeito dos estudos na área, contudo aviso logo, esse não deve ser um motivador para desistência, ok? Vamos lá.

O Guilherme, instrutor e um dos fundadores da Alura, tem um post no blog da Alura bem legal sobre montar uma rotina de estudos (http://blog.alura.com.br/o-dia-a-dia-de-um-profissional-que-aprende-o-calendario-de-estudo/) A principal parte desse guia de estudos são duas: Escolha um ou mais assuntos para intercalar (mas não exagere, dois ou três está de bom tamanho). E limite-se a um determinado horário. Estudar em excesso também não é saudável.

Busque fontes alternativas que complementem o conteúdo que está estudando atualmente. Por exemplo, você está fazendo um curso de lógica. Que outras fontes de estudo podem ser usadas? Desafios como os do URI Online Judge podem ser uma ótima partida. Além de leituras em blogs, como o da própria Alura. Porém não exagere também, realize alguns desafios, três à cinco, para fixar e faça a leitura de um post de blog para complementar.

Você não precisa fazer isso tudo de uma vez em um dia. Você pode por exemplo, assistir uma aula no curso, ler um post sobre o assunto e tentar resolver dois desafios. Ou, simplesmente ver só a aula naquele dia, deixar os desafios e leituras para outro dia. E fazer isso com os outros assuntos também.

A chave é se limitar a um determinado tempo por dia, uma hora é mais do que suficiente, parece pouco, mas ao longo dos dias, benéfico. Porém, caso prefira, você pode aumentar um pouco esse tempo e distribuir ele durante o dia. Por exemplo, pode ver uma aula pela manhã, ler um post a tarde, tentar alguns desafios a noite. Minha recomendação é essa.

Permita-se relaxar entre esses tempos, fazer outras atividades. Não se force demais. Comece lendo o post do Guilherme, vá com calma, depois, caso precise de mais ajuda, chama agente por aqui! Abraço

Cara, eu tenho muito tempo livre então eu queria utilizar esse tempo de alguma forma, fiz uma rotina, tô seguindo ela, mas tá me saturando. Eu fico com um certo medo de "Será que realmente aprendi isso?" "Será que é tão simples assim?" Eu sempre fico com receio depois que paro de estudar. Mas vou ler o post do Guilherme cara! Muito obrigado!

Oi Bruno, como comentei, não adianta você estudar exaustivamente, você vai cansar muito rápido. Aproveite o tempo para praticar outras ideias. Na carreira como desenvolvedor há outras coisas a se estudar além da propria tecnologia. Exemplos?

Inglês, caso você não tenha domínio, experimente começar já, inglês antes era visto como diferencial, mas hoje é uma recomendação básica, pelo menos leitura e um pouco de escrita.

Editor de textos, seu editor de texto tem várias técnicas que pode ajudar na sua produção de código. Atalhos, snippets, plugins, temas. Pode não parecer importante, mas você irá passar maior parte do seu tempo usando esse editor, é melhor que ele esteja o mais confortável possível.

versionamento de código, git principalmente, você usará isso constantemente nas empresas que for trabalhar. Experimente começar apenas a ver o que é, e vá aos poucos.

Sistema operacional, aprenda as nuances do seu sistema operacional, se familiarize com o prompt de comandos, ou terminal, conheça outros sistemas. Se é usuário de Windows, recomendo fortemente que dê uma passeada no mundo Linux para se familiarizar.

Os exercicios são justamente para comprovar que você aprendeu algo, então, quando esse tipo de pergunta surgir, faça alguns exercicios apenas para desencargo.

Não pegue todo o tempo livre disponível para focar em apenas um tópico, dedique-se, mas limite-se. Faça outras atividades, quando a saturação aparecer, pare, dê uma volta, saia, volte mais tarde com a cabeça mais tranquila.

Cara, muito obrigado! Vou usar essas dicas! Bem, estou pensando em começar a fazer alguns freelas muito mais pra frente, e estava pensando em fazer o seguinte, Pegar um dia pra fazer a carreira em design web, aprender photoshop e afins, pegar a carreira iniciante back end com o PHP e ir seguindo ela, agora a dúvida fica, como colocar isso no esquema que o Guilherme fez no tópico? Sobre o idioma, coloquei o foco em Alemão, até fiz umas aulas básicas hoje pelo Duolingo. Vou me aprofundar mais! (:

E quando você recomendaria a fazer os estudos de Algoritmos? Já que pro estudo de algoritmos o Java 1 é necessário. Gostaria de aplicar isso no esquema para bom aproveitamento.

No esquema do post do Gui, você consegue encaixar qualquer coisa. Por exemplo, segunda, photoshop, terça, html e css, quarta, javascript, quinta, inglês, sexta, php.

Porém, apesar de ser interessante essa distribuição, vai demorar muito pra que cada tarefa se repita, o que você pode fazer é relacionar bem essas atividades.

Que tal, na segunda quando estudar photoshop, fazer uma pequena parte de um site, por exemplo, o cabeçalho, ai na terça quando estudar html e css, você pode pegar o layout criado no dia anterior e codificar o mesmo. No outro dia, quando estudar javascript, você pode tentar colocar alguma coisa nesse layout, talvez alguma animação pequena. Ai na parte de idioma, você tentar escrever o mesmo código em inglês ( que é o padrão de mercado ), deixar o código mais bem descrito, e quando for estudar PHP, você pode começar a deixar o site mais interativo, criando templates, integrando com o banco de dados e etc. Seria uma ideia bem interessante.

Tente fazer isso para uma página de cadastro de livros de uma bibioteca, por exemplo, desenhe o layout da página em um dia, escreva o html e css no outro, depois o javascript, depois melhore o código, e ai, adicione o PHP. A cada semana, busque melhorar esse projeto, do começo ao fim.

Quando ao curso de algoritmos, é uma boa ideia fazer, mas não vejo isso como uma boa ideia pra quem está começando. Basicamente, você já escreve algoritmos, o curso de lógica já exemplifica isso. Recomendo que faça esse curso somente quando fizer os cursos mais básicos onde são apresentados conceitos de programação, depois que entender basicamente a orientação a objetos.

O curso é em Java, mas você não precisa aplicar em Java especificamente, você pode fazer o curso em Java e fazer código em PHP, o importante é o conceito, não a linguagem. A teoria você aplica em qualquer lugar.

Admiro seu gosto pelo Alemão, mas ainda recomendo aprender o Inglês, isso por que todas as documentações são primeiramente escritas em Inglês.

Quando eu fiz o meu esquema eu coloquei as carreiras, já que eu to começando...coloquei a carreira iniciante em programação + Web Design + Iniciante PHP e dois livros da casa do código do mesmo assunto PHP & Laravel e + 1 com javascript, node js e afins... eu tenho um de dev android que vou deixar pra ler quando eu estiver pegando java...

Oi Bruno, talvez fazer mais de uma carreira ao mesmo tempo não seja uma ideia muito boa, por que na carreira em si, envolve cursos com diversos assuntos misturados, sem contar que alguns cursos aparecem em mais de uma carreira. Então, foca na tecnologia mesmo. E como eu disse, procura se limitar pra que tenha um aproveitamento melhor, menos cansativo, há muita coisa pra aprender, o assunto nunca acaba, então o mais importante é manter um ritmo saudável do que sair aprendendo tudo de uma vez.

Outra dia é: só parta para uma segunda linguagem depois que se sentir confiante em uma. Só na parte base de front-end você já tem um universo inteiro pra explorar, tem muita coisa no mundo HTML, CSS e JS que já dá pra passar anos estudando. Tirando esses assuntos, escolha uma tecnologia backend: PHP, JAVA, Ou JS mesmo (que facilita ainda mais já que você já vai estudar esse de qualquer forma), SQL e por ai vai. Mas vá com calma, o foco aqui é: escolher um assunto e estudar um com ritmo legal, não sobrecarregado e que dê resultados.

Na carreira, naturalmente você aprenderá mais de uma linguagem, mas sair estudando todas no começo mais atrapalha do que ajuda. Espere o momento certo, e o momento certo é: Você já está confiante em uma linguagem no status avançado OU realmente precisa aprender para atender alguma demanda específica.