4
respostas

Dicas para iniciantes

Bom dia gente, estou iniciando no mundo da programação em python, em alguns exercicios eu travo e não consigo continuar, as vezes não consigo assimilar o que estão fazendo nos videos, visto que poucas vezes explicam algo, só "dizem" o que vão fazer e fazem e isso está dificultando um pouco o meu aprendizado, como estou anotando TUDO no caderno, estou pensando em utilizar o youtube e assistir aulas mais "tutoriais" sobre tais temas, teve conteúdo que assisti a mesma aula 3x e mesmo assim a informação não entrou na cachola rsrsrs. Alguem com mais experiencia poderia me dar algumas dicas pra melhorar a minha percepção nos conteudos das aulas? os temas que estão me complicando são POO, manipulação de listas e tuplas, , class e property (acredito que ainda terá mais temas ao avançar do curso).

4 respostas

Oi, Felipe, tudo bem?

Aqui na Alura nós temos uma formação bem novinha sobre lógica de programação. Ela é feita com JavaScript mas a parte da lógica é necessária para todas linguagens. Recomendo você fazer essa formação antes de ir direto para a do Python, pois programação orientada a objetos pode ser mais complexo antes de exercitar a lógica.

O link da formação é este.

Se alguma outra dúvida surgir, estamos aqui! :)

Abraços!

Certo, muito obrigado !

Conclui o curso de Lógica de programação, algumas coisas embolou mais do que ajudou e uma delas foram ser em JS, entendo que a lógica é a mesma pra todas as linguagens mas além de eu não ter conhecimento algum em JS, meu interesse atual é Python, onde já comecei a estudar desde janeiro. Então acaba que pela sintaxe ser diferente, embolou mais ainda o meio de campo rs.

Outro ponto é a didática (imersão) Sinto falta da interação do tutor x aluno , explicando, destrichando e exemplificando tema por tema, como aprendemos na escola e em vários videos no youtube. Essa imersão de tutor x tutor está me fazendo ter muita dificuldade, pois em alguns momentos não há nem um "porquê daquilo" sabe? Simplesmente; "vamos fazer tal coisa?" , "vamos ! " ; e dale código... não tem aquela didática de: tal comando é pra fazer isso, tal tecla é pra aquilo...

isso está me embolando muito, eu anoto 90% das aulas, observações, exercicios e as respostas e mesmo assim na hora de fazer os exercicios eu mal consigo começar... Não estou sentindo que está sendo proveitoso, até o momento o que está me salvando é ir para o youtube e ver outras pessoas explicando aquele mesmo tema e não era esse o intuito. Sou iniciante, tenho muito o que aprender e tenho ciencia disso, mas estou com muita dificuldade em absorver conteudo com essa metodologia.

Oi, Felipe, tudo bem com você?

Obrigada pelo seu feedback! É importante esse retorno para nós.

Aprender a programar realmente pode ser difícil ao primeiro encontro, entendo a sua frustração quanto a isso. É importante saber o melhor meio para estudar, e sinto muito que nossa metodologia não parece adequada para o seu gosto :(

Estamos abertos a sugestões de melhoria para os nossos vídeos, ainda mais quando são feedbacks bem estruturados como o seu.

Novamente, agradeço pelo retorno.

Abraços!