Ao acordar evitar logo se submeter às tecnologias, esse bombardeio de imagens nas primeiras horas do dia é muito prejudicial, prefira fazer uma meditação rápida, ou apenas praticar o mindfulness da respiração, as vezes 3 minutos é o suficiente.
Cuidar da alimentação é muito importante, e na correria quase sempre a negligenciamos, evitar começar o dia já com uma xícara de café, ao levantar tome um bom copo d'água (fresca mas não gelada), para hidratar o corpo.
Se ainda não tem muito tempo para atividade física, alongue-se e faça 30 polichinelos logo pela manhã, isso já ajuda a oxigenar nosso cérebro e promove bem estar (recomendo a leitura do livro "O milagre da manhã - Hal Elrod" pode ser encontrado inclusive para leitura online, uma leitura rápida que transforma vidas).
Sorria mais, e inclusive para si mesmo, quando estiver de mal humor, se olhe no espelho e force os motimentos de um sorriso, isso vai mudar a forma como está se sentindo.
Tão importante quanto o sono, é a vitamina D, precisamos dela para regular vários hormônios (10-20 minutos no sol, a depender do tom de pele, com o corpo mais exposto possível) e coma mais alimentos amarelo/alaranjados que também são ricos nesta vitamina, investigue e se houve necessidade, a suplementação também pode ser interessante.
Evite excesso de cafeína após as 16horas, opte por um chá de camomila, jasmim, melissa e pode ser até geladinho, mas sem açúcar. ;)
Hidrate-se. Não esqueça de manter-se hidratado, a falta de água, gera fadiga, mal humor, enxaqueca, cansaço, e por ai vai.
Como bem apontado, evite afirmar a todo tempo "ah! eu não durmo" "Eu tenho insônia" - nossos pensamentos são determinantes e o melhor é não ir para a cama já pensando que não vai dormir, e sim afirmar "essa noite vou descansar e amanhã estarei muito diposto", assim como mudar hábitos, mudar a forma de pensar, também é um exercício importante.
E, por fim e talvez o mais importante de tudo, sejamos gratos!! As vezes focamos demais naquilo que nos falta ou precisamos fazer e estamos sempre ansiosos, otras vezes focamos tanto naquilo/naquele que nos irrita que nos tormamos experts em reclamar e murmurar. Precisamos ser gratos, nada vale a nossa paz, nem mesmo o melhor salário vale mais que nossa paz e nossa saúde, e por isso é que nascemos com pés e não raízes, se algo te adoece e tira a paz, podemos avaliar a possibilidade de uma mudança, uma ruptura, um recomeço. Mas que sempre sejamos gratos, por mais uma dia, pela vida, pela familia que temos, pelo trabalho, enfim... a atitude de gratidão atrai prosperidade e abundância.
Exercite a fé, isso nos torna menos ansiosos, e a ansiedade caminha junto com o estresse e a insônia. Antes de dormir, converse com Deus ou com si mesmo, peça sabedoria e serenidade. "Obrigada Deus porque mesmo que eu não veja, sinto seu cuidado, sei que sempre me direciona para o que é melhor para mim e transforma minhas dificuldades em aprendizado constante para minha evolução. Sou infinitamente grata, porque tudo vem a mim com alegria, facilidade e glória".
Que nesta noite possamos nos deitar na certeza que fizemos o nosso melhor e que aprendamos a deixar para cada dia suas próprias preocupações, amanhã faremos o que estiver a nosso alcance da melhor maneira possível.
Um abraço, estou amando este curso.