3
respostas

Dicas para construir aquela arquitetura bem Hispster!

Olá pessoal, tudo bem ?

Primeiramente gostaria de deixar meu muito obrigado a toda equipe Alura, por tudo que me ajudaram até aqui.

Eu como alguns programadores iniciantes ou plenos, temos aquelas duvidas na decisão arquitetural, e queremos sempre ser Hipsters na hora de decidir hahaha. Por exemplo, estou decidindo como iremos construir a nova arquitetura de um de nossos sites, aqui do trabalho, penso em construir em Python utilizar micro serviços, porem nao sei ao certo quais tecnologias utilizar para complementar isso, por exemplo a parte de performance web, GTM da pagina, cache, qual local alocar minha nova arquitetura, Heroku, Digital Ocean, enfim.

Acredito que, grande parte destas duvidas sempre rodam a cabeça de qualquer programador, com aquela vontade de fazer do seu trabalha algo novo e inovador, eu queria entender como planejar isso, como pensar em soluções que se encaixem bem ao cenário, neste ponto vale lembrar que nao tive experiências de startups onde a novidades estão sempre as portas, porem estou construindo minha própria experiência, fazendo da minha area aquele tao sonhada startup hahaha.

Como construir aquele stack de sucesso, mas um sucesso planejado...

Desde ja agradeço a todos, e vamos discutir sobre experiências e dicas que podemos utilizar.

3 respostas

Boa noite Abraão, bem legal seu interesse. No entanto, a sua pergunta ficou meio vaga.. Que tipo de aplicação vc pretende construir? Quais são os requisitos? Tudo isso vai ditar o tipo de arquitetura que vc vai usar.. A primeira regra de arquitetura é que não existe uma arquitetura padrão :).

Ola Alberto, tudo bem ?

Vou responder cada uma das perguntas.

Que tipo de aplicação vc pretende construir? Uma aplicação web, que lista as ofertas de nossa empresa, esta aplicação consome dados vindos de 2 sistemas externos, sendo que 1 deles é CRM. Estes sistemas estão responsável por provedor dados de ofertas, e produtos destas ofertas. Lembrando que nao existe um e-commerce.

Quais são os requisitos? Como tratamos de publicidade em nossa divisão, precisamos de performance no carregamento das paginas, de facil deploy, onde possamos dividir bem as responsabilidades de front-end e back-end dos serviços. Também precisamos construir este novo modelo de uma forma que poderíamos consumir proprias APIs, para construção de novas ferramentas e consumo de aplicações de BI.

@Alberto, caso eu tenha respondido de forma correta, poderia me explicar bem sua resposta, de forma que eu consiga acompanhar sua linha de pensamento e analise do problema.

Obrigado.

Mais alguma dica =D ?