Nossa, teve até regra dos 3 segundos aqui. Mas eu a usava na época de solteiro, quando era muito tímido, pra chamar uma menina pra dançar. Se eu levasse muito tempo para tomar uma atitude, acabava ficando muito nervoso e desistia da abordagem. Hahaha!
Ultimamente também uso essa regra em apresentações. Prefiro ser o primeiro a apresentar para diminuir o nervosismo.
Sobre acordar cedo, eu utilizo a Xiaomi Miband. Ela custa 75 reais ou menos, pode ser comprada na Gearbest, DealXtreme, etc. É uma pulseira, funciona como um relógio, mas acompanha seu sono, além de outras funções. No dia seguinte, no app dela, você pode verificar a qualidade do seu sono, quando esteve em sono profundo ou leve e tal.
Além disso, a pulseira pode te acordar até 30min mais cedo do que o horário que você colocou para despertar, evitando que você entre no sono profundo e fique mais difícil de acordar. Lado bom: vai ser mais fácil de acordar. Lado ruim: você pode perder alguns minutos de sono.
Ela também pode te acordar usando a vibração da pulseira, em vez do som do celular (a versão antiga pelo menos fazia isso), o que pode ser menos "traumático".
Eu usava essa função com minha Miband antiga e gostava. Com a nova eu ainda não configurei isso, mais por conta da vida corrida nesse semestre e da procrastinação. Devo mexer nisso nessa férias da faculdade. :D