Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
58
respostas

Dicas para acordar cedo

Olá =D,

No curso foi abordado dicas para dormir mais cedo, entretanto gostaria de saber se alguém possui dicas para acordar mais cedo. Eu por exemplo, sempre que tento acordar mais cedo, acabo desligando o despertador e voltando a dormir, ou ficando no famoso "loop da soneca"(despertador toca, aperto soneca, 5 min depois, aperto soneca....∞) ahahaha.

Grato!!

58 respostas

Atenta a essa tour, porque to assim também, aperto a soneca e viro para o lado. Quando vejo, perdi a hora :|

Lembrando que para sair do LOOP é bom colocar um BREAK, hehehe...

O sacrifício de hoje será o sucesso de amanhã!

Tem que superar esse obstáculo jovem.

solução!

Olá pessoal! Gosto desse tipo de pergunta porque é dificil encontrar quem nao sofra com o soneca, rs...

Bom, pelo que vejo, nesse caso é disciplina. Tocou o despertador, levanta!

Sei que é dificil, ja sofri mt com isso, mas depois que comecei a levantar, super sonolenta, fui adquirindo o hábito e hoje sofro quase nada.

Inclusive alguns colegas me deram feedback de que depois q comecaram a levantar no primeiro toque, diminuiu a sofrência, rs :)

Neste caso, o gatilho para mudar o habito é: tocou despertador, levanta.

Com o tempo, a ideia é que vocês sofram cada vez menos...

Espero que vocês consigam vencer o Soneca ;)

O negócio é acordar primeiro que o escandaloso despertador!!!

Primeiramente dormir mais cedo, depois segue dica da Priscila de não procrastinar. Despertou levanta!

Deixo uma dica que me ajudou muito: Deixe uma garrafa de água ao lado da cama. Assim que acordar, sente e beba um copo d'água. A hidratação ajuda a ativar o corpo.

Lembrando que as dicas de dormir cedo e não procrastinar já citadas são extremamente importantes!

Excelente dica Gabriel, esse gatilho é muito bom mesmo!

Não deixe o despertador no criado mudo, ao lado da cama, pois o fácil acesso contribui para a utilização do Soneca. Deixe o despertador em um local que necessariamente você tenha que se levantar para desligá-lo, pois assim você acabará sendo "obrigado" a se levantar.

Despertar com música também é bom. Programe para que toque uma música mais agitada e que você goste.

Interessante as dicas acima.

Uma boa dica é entender como funciona o seu ciclo do sono e qual costuma ser ele. Tem alguns apps que ajudam a descobrir, inclusive. Varia de acordo com cada pessoa Por exemplo, se seus ciclos duram cerca de 2 horas, acordar após 6 ou 8 horas de sono fica mais fácil; porém, se acordar entre esses intervalos, provavelmente estará na fase de sono profundo, o que tornará mais difícil (e anti natural) o despertar ;)

Gente!

Muitíssimo obrigada pelas dicas de vocês. Esse tópico ficou incrível com tantas ideias :D

Inclusive vou abrir um "Para saber mais" no curso, assim outros alunos poderão ver o que vocês compartilharam.

Fiquem sempre à vontade para postarem suas sugestões, assim vamos ajudar os outros a experimentarem também.

coloque despertador para despertar 6 vezes de 10 em 10 minutos.

=) funciona!

O que funciona para mim é dormir 8 horas por noite, não comer muito antes de dormir, e ir deitar e acordar sempre nos mesmos horários. Isso deixa o meu relógio biológico ajustado, e geralmente acordo antes do despertador tocar.

Legal Francisco!! Sigo essa metodologia também!!!

Um método que uso quando vou fazer algo dificil é "regra dos 3 segundos", por exemplo, banho frio, eu ligo a água e vejo que elas está a -273º C (rs) eu coloco a mão e antes que eu sinta aquele medo ou calafrio eu falo na minha mente "regra dos 3 segundos" e conto 3 2 1 e me atiro na agua, mesma coisa ao acordar.

Oi Lucas!

Que coisa hein! Corajoso!! Mas é isso ai, vou testar essa regra dos 3 segundos na próxima vez que eu precisar levantar cedo, rs! Obrigada por compartilhar :D

Uma das coisas que me ajuda a acordar cedo é alinhar meus objetivos e sonhos com as minhas atitudes. Então consigo acordar todos os dias as 5 da manhã. Quando nós ( a mente, o coração e o corpo) entendemos os porquês, tudo fica mais fácil.

Muito bom Cleber! Usar a consciência como motivação é muito importante também! Obrigada pela contribuição :)

Só queria demonstrar um pouco da minha gratidão pela ajuda de todos. Com todas essas dicas pude conseguir melhorar minha rotina do sono. Graças à Priscila, leio um pouco antes de dormir, assim consigo manter meu horario de dormir e juntando o uso do aplicativo de monitoramento de sono, com a dica de beber um copo de agua assim que levanto, pude manter o hábito de acordar cedo. De coração, muito obrigado a todos que compartilharam ou ainda vão compartilhar algo aqui!!!! xD

Oi Henrique!

Fico imensamente feliz em receber o seu feedback e em saber que você tem melhorado muito os seus hábitos!

Ganhei o dia! :D

Parabéns, o mérito é todo seu!

Nossa, teve até regra dos 3 segundos aqui. Mas eu a usava na época de solteiro, quando era muito tímido, pra chamar uma menina pra dançar. Se eu levasse muito tempo para tomar uma atitude, acabava ficando muito nervoso e desistia da abordagem. Hahaha!

Ultimamente também uso essa regra em apresentações. Prefiro ser o primeiro a apresentar para diminuir o nervosismo.

Sobre acordar cedo, eu utilizo a Xiaomi Miband. Ela custa 75 reais ou menos, pode ser comprada na Gearbest, DealXtreme, etc. É uma pulseira, funciona como um relógio, mas acompanha seu sono, além de outras funções. No dia seguinte, no app dela, você pode verificar a qualidade do seu sono, quando esteve em sono profundo ou leve e tal.

Além disso, a pulseira pode te acordar até 30min mais cedo do que o horário que você colocou para despertar, evitando que você entre no sono profundo e fique mais difícil de acordar. Lado bom: vai ser mais fácil de acordar. Lado ruim: você pode perder alguns minutos de sono.

Ela também pode te acordar usando a vibração da pulseira, em vez do som do celular (a versão antiga pelo menos fazia isso), o que pode ser menos "traumático".

Eu usava essa função com minha Miband antiga e gostava. Com a nova eu ainda não configurei isso, mais por conta da vida corrida nesse semestre e da procrastinação. Devo mexer nisso nessa férias da faculdade. :D

Uma dica pra quem tem como horário de levantar antes do sol nascer é, assim que o despertador tocar ter uma forma de acender uma luz. O nosso cérebro é muito sensível a luminosidade, tanto que o hormônio do sono, a melatonina, é produzido quando há pouca luminosidade ( por isso sentimos sono de noite, quem tiver curiosidade, pesquise por: ciclo circadiano). Um dos fatores que influenciam a perda de sono são os aparelhos como tvs, computadores, smartphones e tablets pelas frequências de luz que as telas emitem, que tem predominância de branca e azul . Em resumo, evite aparelhos que emitam luz próximo a hora de dormir, e utilizem algum tipo de luz pra ajudar a despertar. Aos finais de semana eu acordo com a luz natural do dia, deixando a janela semi-aberta, mas durante a semana assim que o alarme toca eu acendo o interruptor de luz do meu quarto. Espero que ajude, e me desculpem se fui muito verboso.

Fontes interessantes:

http://www.duoflex.com.br/blog/sono/azul-branca-ou-vermelha-quais-as-luzes-que-atrapalham-o-sono/

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/02/150129_luz_dormir_lgb

Oi Rômulo!

Super interessante a sua postagem, achei muito relevante! Obrigada por compartilhar :D Acredito que será útil para todos.

Para me fazer levantar da cama eu uso um aplicativo chamado Sleep as Android. Esse app tem uma função chamada Captcha onde você pode escolher um "desafio" para parar o alarme. Eu escolhi o captcha de QR Code que eu imprimi e colei do outro lado do meu quarto. Toda manhã quando o alarme toca, eu tenho que levantar e escanear o QR Code com o celular para fazer o alarme parar e quanto mais tempo eu demoro pra fazer isso, mais alto o alarme toca.

Esse app também faz outras coisas como monitorar seu sono, te acordar no momento em que você estiver com o sono mais leve e dá sugestões de qual é o melhor horário para dormir e por quanto tempo.

Oi Jamilson!

Obrigada por compartilhar, acredito que será muito útil para os alunos também!

O pulo do gato para acordar no horário todos os dias é se conhecer, entender o quanto de tempo é necessário para que, por exemplo, depois do trabalho ou faculdade, você consiga acordar bala. Não existe melhor dica que essa, na minha opinião.

Saber a hora de dormir é essencial para não viver estressado e fadigado, porque às vezes abrimos mão todos os dias de minutos do nosso sono, horas por semana, e acabamos comprometendo a nossa vida, não podemos tornar isso um hábito.

Evitar substâncias como a cafeína durante o dia e praticar exercícios físicos também trazem um resultado absurdo. Eu tomava litros de café durante o dia, e funcionava muito bem para manter meu rendimento durante o dia, contudo dormia mal, acordava cansado, e virava um ciclo vicioso, bebia mais café. Parei com o café depois que ele perdeu o efeito, não me deixava mais tão alerta. E mesmo tendo sintomas de abstinência como dor de cabeça e tremores, o que obviamente é algo ruim, o retorno positivo em parar com o consumo veio rápido.

Uma dica para seguirem tudo o que eu disse é praticarem nas férias, um período mais fácil para cumprir. Foi o que eu fiz.

Minha tática basicamente é ter em mente o que eu consigo se levantar mais cedo. 1 – iniciar o dia em vantagem, ja realizando algo, e quando todo mundo estiver levantando ja vou estar na frente. 2 - Iniciar o dia preparado. 3 - Aumento minha produtividade, pois potencializo as tarefas mais importantes e não as urgentes

Lucas,

Admito que sempre que estou com preguiça de fazer algo me lembro da sua regra dos 3 segundos! Hahaha! Tem funcionado bem!

Sobre a dica da música agitada, recomendo "Don't Stop Me Now" do Queen. Foi o meu despertador por alguns anos e sempre me ajudava =P

Sigo duas etapas:

Etapa 1: Coloco três alarmes do celular com intervalo de 10min e deixo o celular fora do alcance das mãos para que eu tenha que levantar, assim eu vou quebrando o ritmo do sono e forço o corpo a sair do conforto;

Etapa 2: : Mesmo pregado e cheio de sono, sem pensar muito jogo uma água no rosto, escovo os dentes e troco de roupa, porque se continuar de pijama será um convite para voltar ao árduo trabalho de dormir mais.

Boa Carlos!

Já faz um tempo que me livrei do Soneca, rs... Foi difícil, mas eu venci, hehe!

Boa, pular da cama, escovar os dentes, aquela água marota na cara dá um UP! Gosto também. Quando vou programar o despertador já considero os minutos extras que seria do soneca, ai qdo desperta já penso: sem soneca.

Obrigada por compartilhar seus hábitos conosco :D

Oi Fabrício,

Eu já tentei usar músicas assim, mas só me deixavam mal humorada xD

Interessante ver diferentes hábitos e como ele ajuda as pessoas, quem não experimentou ainda, vale a dica :D

Uma dica para acordar mais cedo é deixar o celular longe de onde você dorme assim você se obriga a levantar para desligar, só o ato de levantar você já perde aquele sono já desperta para sei dia, um hábito que uso bastante é tomar água antes e depois das refeições.

Boa Felipe!

Obrigada por compartilhar :D

Eu precisei aprender a dormir mais cedo para ter o mínimo de 7 horas de sono, já que acordo cedo para correr no parque próximo de casa. Ir para a cama mais cedo e se desligar do celular na cama são parte desse novo hábito.

Muito bom Wanderson! Parabéns pela disciplina e obrigada por compartilhar :D

eu coloco o cel para despertar as 5 horas, e levanto ja para tomar agua. O fato de levantar assim que acorda me ajuda a sair mais cedo de casa e não pegar transito para o trabalho. Ah e eu costumo dormir cedo, isso me dá a sensação que eu estou mais descansada.

Curti as dicas, embora já testei várias antes , continuo com problemas para acordar, acredito que sou um bom caso para estudo kkkkk, mas seguirei tentando, até porque agora estou muito mais motivado para cumprir meus objetivos.

Oi Tiago,

Te entendo, mas não desista mesmo, uma hora você encontrará seu ponto de equilíbrio e ai é só praticar :)

Realmente as dicas postasdas mais acima são muito valiosa, e eu gostaria de acresentar que o consumo do açucar tbm tem uma relação forte com o sono, mas também com aquela sencação de cansaço. Eu mesmo estou tentando diminiu, coisa que não está fácil hahah, porém a medida que eu consigo me sinto mais disposto e aos poucos estou conseguindo regular o sono.

Boa Paulo!

Espero que logo menos você encontre a melhor maneira para lidar com seu sono :D

Olá, pessoal. A minha maneira de não ter o loop do sono, é colocar o celular na sala, quando ele desperta sou obrigado a levantar para desligado-lo, com isso, já vou ao banheiro e tomo aquele banho. Fico renovado com tenho essa atitude. Espero ter ajudado.

Creio que o fator importante para levantar cedo é definir porque que motivo precisa acordar cedo, qual a recompensa nesse ato. Seja para chegar cedo na praia e curtir bastante e com tranquilidade antes da farofada chegar e sair cedo com tempo de dormir a tarde e aproveitar o restante do dia; Ou ir para o trabalho e não se atrasar e correr o risco de ser demitido ou ter sua imagem profissional prejudicada; Ou para estudar enquanto está silêncio e muitos estão dormindo. Com esse fator definido, a metodologia fica mais tranquila, despertador distante, banho e tirar o pijama já safa metade dos problemas. Forte abraço.

Walisson! Super contribuiu! Valeu!

Concordo Carlos!

Acho que você descreveu bem o processo que está por trás que pode nos ajudar a sofrer menos com o levantar cedo :D Obrigada por compartilhar!

Tema bem discutido esse!!Prova que sair cedo da caminha esta complicado, inclusive se amanhecer chovendo!!!

Verdade Carlos!

Mas quem consegue vencer a preguiça matinal tem mais chances de ser feliz! rs

Pois é Professora!! Um dos segredos da felicidade pode esta nesse ponto!!!

Não comer nada pesado durante a noite, tomar um banho morno quase gelado (se sua cidade ou sua casa for muito quente), tomar bastante agua durante o dia, não consumir nada que contenha cafeina por pelo menos 5 h antes da sua hora de dormir, deixar despertador longe da cama e acender a luz ou abrir a janela assim que acordar!

Uau! Ótimas dicas Lucas!

Já faz um tempo que tenho evitado comer coisas pesadas no jantar e tem me ajudado muito também.

Dicas muito boas!Obrigada à todos.

Acredito que alimentação prejudica demais a noite de sono,eu por exemplo, não posso comer queijo de noite. Se comer é insônia na certa.

Uma coisa que faço para tentar levantar no horário é colocar um despertador que exija que sejam feitas contas para que ele pare de despertar (tem muitos apps de Android para isso). Já fez eu passar raiva algumas vezes, mas já me salvou em muitas também.

Oi Camil,a

Que legal! Não conhecia esses apps de fazer contas... Felizmente levanto de boa, percebi que se levanto antes do despertador tocar fico muito mais animada, rs.. e se acordo e fico uns minutos na cama, seja lendo ou vendo videos de cachorrinhos da vida tbm fico melhor rs, :D

Acredito que uma boa solução é o famoso '' contar até 5 segundos ''. Em que consiste este 'método'? Quando a procrastinação de qualquer tarefa ou atividade a ser iniciada começar, contar até 5 segundos e sair da inercia , sair de onde esta e fazer o mais rápido possível, não dando brecha para procrastinar.

Muito bom, Guilherme!

Há poucas semanas adquiri Óculos Bloqueador de Luz Azul com Lente Incolor - Blue Ray Blocker

E conheci uma médica preventiva que acredita em um estudo sobre 3 compostos manipulados (melatonina+zinco+ selênio) para proteger nossa Glândula Pineal.

Espero que venha a somar na minha qualidade de sono e vida, além das demais já conhecidas, atividade física, alimentação e dormir cedo. Que infelizmente nem sempre conseguimos combinar.

Que bacana, Ana Claudia! Obrigada por compartilhar:)

Costumo usar o seguinte algoritmo, para acordar e levantar cedo e ter um dia produtivo :

1 - Dormir entre 7 e 8 Horas por dia.
 2 - Iluminar o ambiente, no maximo 5 minutos apos acordar.
 3 - Evitar refeições pesadas antes de dormir.
 4 - Planejar o inicio do dia, no dia anterior.

Tenham certeza : Isso melhorou muito os meus dias! Em uma semana já consegui obter bons resultados de produtividade, e também melhorias de bem estar.

Maravilha!!!

Adorei Luis Felipe! Quanta consciência, hein?

Parabéns!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software