Ola galera.
Gostaria de saber como vocês se programam para aprender uma nova linguagem de programação. Tenho pouco mais de 1 ano de experiência, mas estou bem no começo ainda. Gostaria de sugestões e dicas.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Ola galera.
Gostaria de saber como vocês se programam para aprender uma nova linguagem de programação. Tenho pouco mais de 1 ano de experiência, mas estou bem no começo ainda. Gostaria de sugestões e dicas.
Oi Junior, tudo bem?
Aprender uma nova linguagem de programacao, ou qualquer coisa, exige primeiramente dedicacao e vontade. Eu mesmo estou tentando aprender a tocar guitarra mas ainda falta dedicação.
Recomendo a dar uma olhada nesse outro topico sobre como estudar que possui artigos excelentes de alguns modos e dicas para estudar.
Uma coisa que voce pode fazer tambem é usar a técnica Pomodoro, que ajuda bastante quando o problema é foco momentaneo.
Aqui na Alura temos a página de Carreiras também, que funcionam como trilhas de cursos de acordo com o seu objetivo.
Espero ter conseguido te ajudar e bons estudos!
Abcs!
Olá Junior,
Eu tenho a tática de estudar um determinado livro(ou vídeo aula) sobre a linguagem(isso serve de guia), e em dias alternados eu tento colocar em prática os conhecimentos adquiridos em algum projeto pessoal, tentando ser o mais simples possível. Por exemplo: estou estudando C#, na segunda feira eu leio um capitulo do livro, na terça eu escrevo um programinha, que calcula o Pace médio para corrida de rua em C#, e sempre utilizando a técnica Pomodoro. Isso tem me ajudado bastante.
Acho interessante você definir metas de aprendizagem. Eu estou aprendendo automação de testes com a linguagem Java. Eu seleciono algumas paginas web de acordo com o nivel de dificuldade e defino prazos para automatiza-las. Como cada pagina possui um nivel de dificuldade diferente eu esbarro em alguns erros nao esperados e consigo contorna-los.
Olá pessoal!
Ótimas dicas, hein?!