1
resposta

Dicas - Como usar melhor o fórum

O fórum da Alura é um espaço de interação dentro da plataforma onde você pode, não só tirar suas dúvidas sobre as aulas, mas também se conectar com as outras pessoas que estão estudando e conversar com elas sobre carreira, projetos, materiais extras, trocar experiências, entre outros.

Para facilitar com que você possa utilizar o fórum da melhor forma possível, listamos aqui algumas dicas de como aproveitar esse espaço ao máximo!

O que publicar no Fórum?

Dúvidas

Essa talvez seja função principal do fórum - ajudar a resolver dúvidas relativas ao curso; é importante construir bem o tópico para facilitar a mais rápida resolução - neste artigo em nosso blog, listamos 5 Dicas para conseguir ajuda em fóruns de tecnologia com o objetivo de te ajudar a obter respostas mais assertivas e diretas para o seu problema.

Indicação de Materiais e Ferramentas:

Algumas vezes, sentimos necessidade de buscar mais materiais sobre um determinado assunto ou ferramentas que possam nos ajudar; outras vezes, somos nós que encontramos uma leitura interessante, softwares úteis ou outros tipos de materiais que gostaríamos de compartilhar com outras pessoas que acessam o fórum - essa colaboração é muito legal!

Qualquer que seja o caso, você pode abrir um novo tópico no fórum para compartilhar o que encontrou (como por exemplo neste tópico) ou para pedir sugestões (como nesses exemplos, no fórum de Design e no de Javascript). Não deixe também de buscar os tópicos já existentes com sugestões e pedidos na área que você se interessa e ajudar ou agradecer quem já postou!

Solicitar e Oferecer Feedbacks

Pode ser que a ajuda que estamos precisando em um certo momento não seja exatamente para resolver uma dúvida específica que tivemos durante o curso, mas sim uma opinião de pessoas mais experientes para saber como melhorar um projeto que começamos a desenvolver. Neste caso, como mencionado no artigo com as 5 dicas que indicamos na parte de dúvidas, é importante caprichar na descrição e expor detalhes importantes sobre o projeto em que estamos buscando ajuda. Pode ser útil ilustrar o tópico, dependendo do caso (dê uma olhada neste post para aprender a adicionar imagens às publicações) =)

Também é importante deixar claro para quem lê (e poderá te ajudar) qual é o contexto em que seu projeto se encaixa - qual o objetivo, para que será usado, por quem, etc. Tomando a área de Design ou UX como exemplo, sem ter claro esse contexto ou a ideia da interface, as respostas e conselhos poderão ser vagos ou genéricos. Respostas mais precisas necessitam de um contexto melhor exemplificado. Um bom exemplo disso é esse feedback de perfil, relacionado ao curso sobre LinkedIn - a análise solicitada já trouxe um contexto de trabalho e experiências prévias.

Sugestões

E já que estamos falando de feedbacks, você sabia que você pode dar sugestões de conteúdos e melhorias para os cursos também?

No final de cada curso existe a parte de avaliação do conteúdo apresentado. Nessa parte você pode fazer sugestões de conteúdo, como também você pode criar um tópico para conversar com outros alunos sobre as suas necessidades. Neste tópico a pessoa fez uma série de sugestões de conteúdos sobre o curso.

Críticas construtivas para melhorarmos a nossa plataforma são sempre bem vindas!

Ou seja…

O Objetivo do fórum está em tudo relacionado a compartilhar e ajudar dentro na nossa comunidade, seja resolvendo dúvidas, compartilhando materiais, oferecendo feedbacks e sugestões ou mesmo compartilhando e buscando dicas de carreira e estudos, como por exemplo neste tópico. =)

1 resposta

Onde postar?

Ok, já vimos bastante sobre o que compartilhar, mas onde podemos compartilhar cada coisa? Atualmente, o fórum está dividido seguindo a estrutura dos cursos, seguindo a hierarquia a seguir:

Home do Fórum > Categoria (ex.: Mobile) > Subcategoria (Ex.: Android) > Curso (ex.: Kotlin Parte 1)

É importante prestar atenção a essa hierarquia na hora de decidir onde postar, para garantir que seja mais fácil para as outras pessoas encontrarem a publicação e interagirem com ela.

Também é importante saber que a sua publicação será alocada nessa hierarquia de acordo com a página onde você está no momento em que clica no botão para criar um novo tópico - se você está publicando uma dúvida a respeito de um curso específico, é importante que esteja na página de tópicos relativo a ele (que geralmente é a página em que você entra quando abre o fórum a partir da página do curso.) Se não for esse caso, você pode usar os menus dropdown no topo da página para escolher o local mais adequado para iniciar a publicação - por exemplo, caso queira pedir indicações de livros sobre a área de UX Design, você pode ir no fórum, categoria Design & UX, selecionar a área UX - User Experience e ir no link “Criar novo tópico”. Da mesma forma, se for algo que é relativo a Design, mas não específico de uma subcategoria, você pode selecionar a categoria como um todo. E por fim, se for algo mais amplo, relacionado à plataforma da Alura, dúvidas de carreira, estudos e projetos que não sejam específicas a apenas uma área ou tópicos que estejam na fronteira entre duas ou mais áreas, você sempre pode publicar no Off-topic - que também é onde seu tópico será alocado caso você crie um novo tópico a partir da Home do Fórum.

Vamos mergulhar no Fórum? =)

Além de colocar nossas próprias publicações, também é muito legal procurar as publicações de outras pessoas no fórum para tentar ajuda-las. Resolver dúvidas de outras pessoas é um ótimo exercício para testar os próprios conhecimentos, evoluir no aprendizado ao pensar nos problemas por outros ângulos e contribuir com a comunidade =)

No pior dos casos, quando você procura por dúvidas e sugestões que outras pessoas postaram no fórum você pode descobrir pontos que precisa estudar mais. Pronto! Mais um conhecimento adquirido! ;)