Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dicas aos iniciantes como eu!

Aqueles que talvez estejam tendo inúmeras dificuldades tal qual tive para começar de fato esse curso (aliás os mais experientes me corrijam se minhas seguintes propostas forem inoportunas) possam se beneficiar da maneira que achei para sair do grande entrave inicail:

1. Baixar o node.js como indicado;
  2. Criar um atalho do PowerShell na Área de Trabalho para maior acessibilidade;
  3. Criar a pasta do projeto também na Área de Trabalho com o nome mais simples possível (não se esquecendo claro da extensão .js);
  4. No momento da prática dividir a tela entre o editor de texto e o terminal.

Por exemplo, no PowerShell:

PS  C:\Users\Usuario> cd Desktop
PS  C:\Users\Usuario\Desktop> cd JavaScript
PS  C:\Users\Usuario\Desktop\JavaScript> node teste.js

Comigo tem funcionado, espero ter ajudado com essa minha singela contribuição.

4 respostas

Olá...

Estou tendo inúmeras dificuldades, tudo que já tentei pra sanar não consegui resolver. A didatica está ruim, explicação ruim.

Olá! Bem, vou tentar te ajudar a realizar os mesmos procedimentos que comigo deram certo:

1. Você irá instalar o node.js como o indicado,
  2. Irá também instalar o editor de código VS Code;
  3. Após isso, criar a pasta com a qual você pretende usar, no meu caso usei "Testes";
  4. No VS Code, ainda que não encorajado o uso no curso, existe a opção do terminal integrado;
  5. Eu criei o primeiro programa como "teste1.js"
  6. Na barra superior do VS Code existem três pontinhos ao lado da palavra "Run";
  7. Você clicará em Terminal e em seguida New Terminal;
  8. O terminal, portanto, do powershell deverá aparecer logo abaixo do campo de edição de código;
  9. Neste caso, após escritas as devidas linhas de código, você deverá digitar no terminal:
PS  C:\Users\Usuario> 
PS C:\Users\Usuario>  cd Desktop
PS C:\Users\Usuario\Desktop> cd Testes
PS C:\Users\Usuario\Desktop\Testes> 

Através dessa maneira você irá acessar a pasta onde se encontrará seu código .js, ou seja no caso "teste1.js", e então em seguida:

PS C:\Users\Usuario\Desktop\Testes> node teste1.js

De modo que o terminal será capaz de interpretar o conteúdo do seu código como demonstrado no curso; Lembrando sempre de após feitas as edições necessárias no "teste1.js" sempre salve e somente após execute o terminal, espero poder ter ajudado.

Um abraço e bons estudos, vamos em frente!

Eu comecei "erroneamente" pelo curso: Fundamentos do JavaScript - Tipos, Variáveis e Funções. Agora estou fazendo o curso da sequência: Fundamentos do JavaScript - Arrays. Comecei assim após concluir o curso da Google pelo Grasshopper. Confesso que no app da Google eu não estava entendendo quase nada, então comecei o curso na Alura pra entender de fato o que estava acontecendo no JavaScript do app da Google, que tem muita coisa bacana, porém as explicações eram complexas pra quem estava iniciando do zero. Voltando pra Alura, a Ju e o Léo, dos cursos de Fundamentos, têm uma didática excelente. Ainda não cheguei nesse curso que vocês estão fazendo, estou na parte 3 do HTML e CSS da formação Iniciante, quando chegar nesse vou seguir o conselho do Felipe. Dêem uma olhada nos cursos de Fundamentos que vão ajudar bastante. ;) Sucesso!

solução!

De fato, muito bem colocado, os cursos de Lógica de Progamação I e II são bem fundamentais nesse aspecto, e se comparado com esse de Fundamentos do JavaScript, possuí uma didática mais clara e sobretudo com mais detalhes eu diria. Reforço a dica, e digo mais, ainda que com dificuldades nas execuções propostas do Terminal por exemplo, este curso funcionará mais como uma revisão rápida dos citados anteriormente.

Vamos em frente!