1
resposta

[Dica] Rodar o projeto maven, "sem uso de IDE"

Se você também é do tipo, que gosta de fazer as coisas de um jeito mais "baixo nível", usando linhas de comando, editor de texto e assim como eu, estava tentando executar o projeto da aula no terminal e eu não estava conseguindo. Com um pouco de pesquisa eu aprendi e quero compartilhar.

Diferente de compilar apenas usando o "javac" e indicando quais os arquivos ".jar" das dependências. Para rodar um projeto usando maven pelo terminal, tem duas opções.

Opção 1: Indicando a classe principal no próprio comando.

mvn exec:java -Dexec.mainClass="br.com.alura.bytebank.NomeDaClassePrincipal"

Opçao 2: adicionar o plugin e indicar a classe principal diretamente no arquivo pom.xml

<build>
        <pluginManagement>
            <plugins>
                <plugin>
                    <groupId>org.codehaus.mojo</groupId>
                   <artifactId>exec-maven-plugin</artifactId>
                   <version>3.1.0</version>
                    <executions>
                        <execution>
                             <goals>
                                 <goal>java</goal>
                             </goals>
                          </execution>
                     </executions>
                     <configuration>
                     <mainClass>br.com.alura.bytebank.NomeDaClassePrincipal</mainClass>
                     </configuration>
        </pluginManagement>
    </build> 

Não esqueça de alterar a versão do plugin. no exemplo, eu usei a versão 3.1.0 feito isso, basta executar no terminal

mvn exec:java

Plus: Caso depare com um projeto que usa spring, é bem semelhante mas no caso, irá usar mvn spring-boot:run

1 resposta

Olá Leandro, tudo bem?

Obrigado por compartilhar essa dica valiosa! Realmente, muitas pessoas preferem trabalhar com linhas de comando e editores de texto, e sua explicação pode ajudar bastante quem está com dificuldades em rodar o projeto da aula no terminal.

As opções que você apresentou são muito úteis, e acredito que podem facilitar bastante a vida de quem está aprendendo Java e JDBC. Além disso, é ótimo saber que a execução de projetos com Spring é bem semelhante.

Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e ajudar a comunidade!

bons estudos!