Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dica para uma boa carreira no mundo MOBILE

Olá, me tornei premium a menos de uma semana, já sou formado em bacharel de Ciência da computação, mas infelizmente não consegui uma pessoa que poderia me instrui, me dar dicas a respeito de se tornar um desenvolvedor Mobile. E com o passar do tempo resolvi procurar caminhos, decidi revisar conceitos, e o Alura foi a melhor opção, pois está organizada por carreiras, mas nem por isso existe apenas uma escolha. Então estou aqui humildemente tentando encontrar dicas para quais cursos e carreiras devo seguir para entrar no desenvolvimento mobile de cabeça sem muitas frustrações.

Desde já agradeço!

5 respostas

Eu escolhi desenvolver com foco em multiplataforma, neste sentido estou seguindo inicialmente o programa sugerido pela alura, mas na sequência farei os cursos separadamente cujo o desenvolvimento é focado especificamente em Android e IOS.

Você quer focar em desenvolvimento híbrido ou desenvolvimento nativo?

desenvolvimento nativo por enquanto cara

Android

Kotlin, Java

Se não me engano, é possível desenvolver app's nativos com C++ para Android.

IOS

Objective-C, Swift

Não sou nenhum especialista em programação mas acredito que estas sejam as linguagens essenciais para Desenvolvimento Nativo.

solução!

Olá Roger, tudo bom?

Eu sou um dos desenvolvedores dos apps iOS e Android da Alura.

Particularmente, eu gosto do desenvolvimento nativo, por aprender as particularidades e desafios de cada plataforma e de seus usuários.

O híbrido é legal? Sim. Você programa uma vez só para os dois mundos, mas a meu ver é como se você estivesse fazendo só mais um produto web, e não um mobile especificamente, entende? E mesmo no híbrido eu sinceramente acho útil o conhecimento nativo.. Muitas stacktraces são específicas de determinada plataforma, e até mais que isso: em Android existem problemas específicos de determinada marca de aparelho devido às rooms modificadas, e para solucioná-los é necessário um conhecimento nativo.

Outro ponto, o nativo te permite manter características específicas de cada um, como identidades visuais e costume de usabilidade dos usuários.

Uma coisa importante que eu te digo é referente a acessibilidade: não mude os toques intuitivos da tela dos aparelhos, por mais que isso seja possível. Para deficientes que dependem dos leitores de tela, a usabilidade é importante e se você altera, uma coisa ou outra pode não funcionar. #ficadica

A maioria dos profissionais mobile nativos que conheço trabalham ou com um ou com outro. Se quiser saber mais das duas plataformas, é só entrar no slack das comunidades, você será muito bem vindo! Só procurar lá por iOSDevBR e por AndroidDevBR .

Bons estudos!