Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dica para quem tiver dado erro na hora de rodar o terminal e não conectar com o MongoDB

Eu estava acompanhando a aula. Baixei o projeto, já tinha o node instalado, instalei o docker para desktop, criei a conta personal, no vs code abri o terminal instalei as dependências npm i, construí o docker docker-compose up -d --build e dei o comando npm run dev. Deu um erro gigante no terminal:

Error connecting to MongoDB: MongoServerSelectionError: connect ECONNREFUSED ::1:27017, connect ECONNREFUSED 127.0.0.1:27017
...

Fui investigar com a ajuda do chat gpt. Após algumas opções ao rodar no terminal o seguinte código:

docker-compose logs mongo

foi encontrado o problema:

mongo  | WARNING: MongoDB 5.0+ requires a CPU with AVX support, and your current system does not appear to have that!

Solução:

No arquivo docker-compose.yml eu precisei alterar o código na linha do image para especificar a versão do MongoDB:

services:
  mongo:
    container_name: mongo
    image: mongo:4.4
    ports:
      - '27017:27017'
volumes:
  mongodata:
    driver: local

no terminal do vs code eu precisei descontruir o docker com o código:

docker-compose down

e reconstruir com o código:

docker-compose up -d --build

Espero que ajude quem estiver com o mesmo erro.

1 resposta
solução!

Olá, Estudante. Tudo bem?

Obrigado por compartilhar sua experiência aqui com a gente.

Muito legal você investigar e conseguir identificar que a versão do MongoDB estava causando o problema por conta da falta de suporte a AVX na sua CPU. Essa solução é realmente útil para quem pode enfrentar o mesmo cenário. Vai ajudar muito outros estudantes. Obrigado!

Conte com o apoio do Fórum. Bons estudos.