Oi Rosele, tudo bem? Espero que sim.
Peço desculpas pela demora em obter um retorno!
Há algumas ferramentas que você pode utilizar para realizar a captura de tela, eu por exemplo utilizo o “ScreenToGif” que permite selecionar uma parte da minha tela e capturá-la em formato de gif.
Caso você se interesse em baixar essa mesma ferramenta que eu uso, deixarei aqui um tutorial de como baixar e utilizá-la:
Inicialmente entre no site do aplicativo;
Em seguida na tela inicial verifique se o seu sistema é compatível e clique em pacote, caso não seja clique na opção mais downloads:
- Após o download ser concluído basta clicar no programa e executar a instalação seguindo as instruções do próprio instalador.
- Em seguida você só precisa abrir a ferramenta e escolher a opção de gravador para gravar sua tela:
Ao clicar na opção gravador, uma tela será aberta e você pode ajustar o tamanho da tela para gravar apenas o que você deseja e também a quantidade de frames por segundo. Escolhido o tamanho e a quantidade de frames é só clicar em gravar.
Ao acionar o botão de gravar a tela sofre algumas alterações e na borda superior mostra o tempo de tela gravado e na borda inferior o botão gravar é substituído pelos de pausar e de parar.
Ao terminar a gravação basta apertar no botão de parar, nesse momento outra tela aparecerá. Nela você pode ver a gravação que você fez, ou já salvar o arquivo.
Como mencionei anteriormente há outras formas de gravar a tela do computador. Caso não queira salvar como um gif ainda tem a opção do Screencastify uma extensão do google chrome que permite gravar a tela de forma fácil e intuitiva.
Há alguns posts no Linkedin, que podem servir como um exemplo e inspiração para te ajudar na elaboração do seu, inclusive do mesmo curso sobre Lógica de programação. Também acrescento que caso tenha curiosidade em aperfeiçoar ainda mais suas habilidade e o uso da ferramenta, a alura+ tem um artigo que pode ajudar a alavancar seu perfil no Linkedin e conquistar mais visibilidade dentro da plataforma:
Espero ter ajudado!
Caso tenha dúvidas, estarei aqui para te ajudar :)
Grande abraço!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!