3
respostas

DICA para "No Persistence provider for EntityManager named financas"

Como foi falado num tópico de poucas semanas atrás, se vc usar uma versão recente do hibernate com o projeto vc pode pegar a mensagem de erro do título desse post logo nas primeiras aulas. Eu não sei se mais adiante o caldo entorna com o uso de um hibernate mais recente, mas para executar a classe TesteJPA do começo eu contornei o problema editando o arquivo persistente.xml. Troquei o Provider pelo "org.hibernate.jpa.HibernatePersistenceProvider". Parece que a partir do Hibernate 5.2 isso mudou. No meu caso eu ainda estava usando os drivers do mariadb ao invés do mysql. Troquei a propriedade javax.persistente.cdbc.driver para o valor "org.mariadb.jdbc.Driver" e o teste funcionou. =D

Se mais adiante "der ruim", aí eu baixo o projeto com as libs mais antigas mesmo. heheheheheeh

3 respostas

Obrigado por compartilhar!

No item "09 - Criando projeto e primeiro exercício prático" do curso já está sendo feita essa ressalva.

Isso ai Leandro, a informação está lá e seguindo dá tudo certo.

A única questão que levanto é que tem muito aluno que prefere ir fazendo junto enquanto se assiste o vídeo, então o vídeo ser atualizado para o instrutor já comentar este "detalhe" ajudaria. Nem todos tem perfil de assistir o vídeo apenas, e depois começar a botar a mão na massa e ler todos os textos.

Fica ai uma ideia, já que existem alunos com os mais variados perfis e como as tecnologias evoluem e a maioria sempre vai querer usar as versões mais novas, as vezes uma informação vital para o funcionamento poderia ser fornecida no início da aula, e depois reforçada nos exercícios também. Entendo que ficar atualizando os vídeos não é tão simples, mas também não precisa ser complicado, de repente cria-se um vídeo menor introdutório falando, Curso X usando tecnologia Y nas versões A, B e C. Se você for utilizar versões mais recentes, ficar atendo a isso e isso. Só para a pessoa já ficar esperta. Enfim, a Alura poderia pensar em algo.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software