Não é dúvida e sim algumas coisas que aplico em reuniões.
Recorrentemente organizo reuniões com as mesmas pessoas. Isso significa que já conheço o contexto, as pessoas, a pauta e o ambiente em que trabalho. Já começo organizando as cadeiras em que meus subordinados sentam de forma a distribuir bem aqueles que falam e desenvolvem melhor suas ideais. Dessa forma, os membros mais reservados estarão sempre no meio das conversas e não isolados no canto da sala. Também faço perguntas e peço opiniões de todos os presentes. Para aqueles que não costumam ter nada a dizer uso a estratégia de "espremer" até que eles façam pelo menos um comentário, por exemplo:
- Fulano, gostaria de falar alguma coisa?
- Não, eu concordo com o que está sendo definido.
- Entendi! Mas e sobre aquele ponto de desenvolver essa parte do projeto? Você sempre trabalhou com esse tipo de coisa. Acredita que seria a melhor maneira ou tem algo que pode ser melhorado?
- Então, na verdade daria para...
Pronto! Você fez com que uma pessoa mais quieta desenvolvesse um raciocínio e tivesse uma participação ativa mesmo que fosse mínima.
Obrigado por ler meu comentário! Espero que ajude nas reuniões futuras!