1
resposta

Dica para aprender

Iniciei este curso há 2 semanas atrás e no início da primeira semana ocorreu tudo bem com o curso, com umas dificuldades aqui e ali mas senti que estava aprendendo... Até que cheguei neste vídeo na sexta feira da primeira semana. Achei muita informação mas mentalizei que era só ir com calma. Na segunda tentei entender melhor, nada, terça, nada, quarta nada. Pedi ajuda para meu namorado que cursou Ciências da Computação, achei que tinha entendido, mas foi só ir no exercício do Yan para mostrar que de fato só tinha decorado e decorado mal. Como fazer para realmente entender as relações lógicas? Como entender que se alguém pede x ou y você na hora de programar precisar usar uma função for() ou while() ou if() e como saber como elas se relacionam entre si? Não quero dar como finalizado este curso sem antes saber isso, cá estou eu encalhado caminhando para a terceira semana do curso sem sair do lugar desde 2 semanas atrás.... Ps: este é o meu primeiro curso do Alura que estou fazendo, bem como meu primeiro contato com programção, por acaso há outro mais básico?

1 resposta

Olá Marcel!

É normal se sentir assim no começo, todos esses conteúdos vão entrar de forma natural na sua mente, o tempo pode variar, mas é assim mesmo. Lógica é a principal base para quem está começando a entrar nesse mundo, recomendo que você continue nessa linha de cursos sobre Lógica de programação. Acredito que infelizmente esse é o curso mais básico que você vai encontrar na Alura atualmente.

Algumas dicas que eu posso te dar;

• Evite querer absorver muito conteúdo de umas vez.

Deixe 3 dias reservados para estudar, assista as aulas do seu curso e tente fazer os exercícios sem nenhuma ajuda, evite ficar voltando no conteúdo. Você precisa fazer com que seu cérebro guarde essas informações de forma natural.

Pense que isso é igual uma alfabetização, você precisa conseguir guardar a informação por muito tempo e ser capaz de se lembrar e utilizar ela depois de mais tempo ainda. Do mesmo jeito que você aprendeu português, cores, regras básicas de matemática e etc.

• Procure exercitar sua mente

A lógica vai ser sua melhor amiga durante toda sua carreira como programador, procure exercícios simples e conteúdos para iniciantes.