2
respostas

Dica de uma super ferramenta que simplifica todo o Processo de Instalação do JDK no Linux

Recomendo fortemente o uso da ferramenta asdf-version-manager com ela é possível instalar qualquer versão do Java de qualquer fabricante sem nem mesmo precisar acessar o navegador, como também outras ferramentas de desenvolvimento podem ser instaladas

  • É uma ferramenta Linux, então é necessário ou ter um ambiente linux no seu Windows como o WSL, ou ter alguma distro linux instalada.
  • Existe outras alternativas (Wrappers de Linux para Windows) mas eu recomendo o WSL que é mais fácil e sofísticado.
  • Para usar o asdf é necessário instalar os plugins para cada tipo de ferramenta que for utilizar, cada repositório tem suas instruções de instalação, exemplo o plugin do Java.
  • Repito, é uma ferramenta poderosíssima por tanto, não tem nem mesmo abrir o repositório dos plugins é necessário, pode-se utilizar o comando asdf plugin list all após ter a ferramenta instalada.

É uma ferramenta que para alguns pode parecer difícil, mas quem precisar de ajuda, e quiser saber um pouco mais sobre pode me contatar no Discord. Se vocês quiserem posso fazer um tutorial completo aqui mesmo no forúm, só deixarem ai no comentário.

Abraços!

2 respostas

Fala Victor, tudo certo?

Valeu por compartilhar com a gente essa alternativa para facilitar o processo de instalação do Java! Esse tipo de ferramenta é muito útil quando precisamos de mais de uma versão da linguagem instalada em nossa máquina. Existe também uma alternativa muito conhecida, o sdkman, que gerencia os kits de desenvolvimento instalados na máquina!

Um grande abraço e bons estudos!

Eai Arthur Fenandes! tudo certo sim :) Não conhecia o sdkman, vlw pela sugestão <3 Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software