2
respostas

Dica de uma super ferramenta que simplifica todo o Processo de Instalação do JDK no Linux

Recomendo fortemente o uso da ferramenta asdf-version-manager com ela é possível instalar qualquer versão do Java de qualquer fabricante sem nem mesmo precisar acessar o navegador, como também outras ferramentas de desenvolvimento podem ser instaladas

• É uma ferramenta Linux, então é necessário ou ter um ambiente linux no seu Windows como o WSL, ou ter alguma distro linux instalada.
  • Existe outras alternativas (Wrappers de Linux para Windows) mas eu recomendo o WSL que é mais fácil e sofísticado.
  • Para usar o asdf é necessário instalar os plugins para cada tipo de ferramenta que for utilizar, cada repositório tem suas instruções de instalação, exemplo o plugin do Java.
  • Repito, é uma ferramenta poderosíssima por tanto, não tem nem mesmo abrir o repositório dos plugins é necessário, pode-se utilizar o comando asdf plugin list all após ter a ferramenta instalada.

É uma ferramenta que para alguns pode parecer difícil, mas quem precisar de ajuda, e quiser saber um pouco mais sobre pode me contatar no Discord. Se vocês quiserem posso fazer um tutorial completo aqui mesmo no forúm, só deixarem ai no comentário.

Abraços!

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Fala Victor, tudo certo?

Valeu por compartilhar com a gente essa alternativa para facilitar o processo de instalação do Java! Esse tipo de ferramenta é muito útil quando precisamos de mais de uma versão da linguagem instalada em nossa máquina. Existe também uma alternativa muito conhecida, o sdkman, que gerencia os kits de desenvolvimento instalados na máquina!

Um grande abraço e bons estudos!

Eai Arthur Fenandes! tudo certo sim :) Não conhecia o sdkman, vlw pela sugestão <3 Abraços