3
respostas

Dica de um projeto para um iniciante

Eae pessoal, tranquilo? Como estou estudando para o vestibular, estou pegando leve em programação, por isso umas de minhas metas é fazer um projeto por mês. Vcs poderiam me passar projetos para iniciantes que eu poderia fazer com cada lib que é ensinada na alura?

3 respostas

Olá Guilherme!

Acho legal para treinar você pensar numa empresa ficticia para atender. Exemplo: Biblioteca, Mercado, Loja de Discos, Cafeteria, etc. Escolha um tema que você goste pois irá te motivar a continuar.

Comece simulando o que chamamos de "Levantamento de Requisitos" onde você imagina tudo aquilo que o seu cliente (dono do estabelecimento) quer que tenha no sistema: O que ele irá gerenciar, quais melhorias irá implantar, etc.

Com isso em mente (e anotado) você pode modelar seu sistema, para inicio pode comecar com diagramas simples que você consiga identificar seu sistema como um todo, caso queira algo mais profissional existem tipos de diagramas que podem ser utilizados: https://www.alura.com.br/curso-online-introducao-a-uml

Com seu sistema "desenhado", comece a programar, crie as classes, integre-as, faça os testes, conclua e já pense no proximo projeto (ou na melhoria continua deste)

Esse tipo de atividade pode te preparar para o mercado pois você estará lidando com problemas reais. Inclusive, quem sabe você não consegue um cliente real e treina fazendo o sistema para o comércio dele não é mesmo? :D

Espero que tenha ajudado!

Bons estudos! ^^

Oi Guilherme,

Legal você aprender antes de entrar na faculdade me lembrou um pouco minha trajetória.

Minha dica é você comprar um livro de algoritmos e ficar bom em lógica de programação primeiro antes de começar projetos.

Bons estudos.

Olá Guilherme

Fazendo todos os cursos e exercícios das carreiras de Java aqui da Alura acho que já é mais do que suficiente para cumprir seu objetivo. Ainda tem os livros de Java https://www.casadocodigo.com.br/collections/programacao-java da Casa do código que vão oferecer ainda mais conteúdo pra você.

Abraços