1
resposta

Dica!! Como Iniciar o desenvolvimento de um projeto API Rest MVC.

Boa tarde!

Depois de finalizar alguns cursos e começar a entender como funciona a dinâmica por trás do desenvolvimento, decidi começar a desenvolver pequenos sistemas para atender as minhas necessidades cotidianas e assim conseguir consolidar o conhecimento adquirido com os cursos.

Acredito que todos os aprendizes da programação em um certo momento já se depararam com essa dúvida, que é, por onde eu começo essa parada? rs. A ideia é desenvolver um API Rest MVC backend e frontend.

Existe alguma técnica, dica para começar a mapear o escopo do projeto, ou talvez uma ordem natural técnica?

Ex: Quero desenvolver um sistema para controle financeiro e de investimentos.

1 resposta

Eai Pablo, beleza?

Isso depende bastante da forma como você trabalha, vai de cada um. Por exemplo, o meu forte é back-end, então sempre que eu começo um projeto pessoal, eu automaticamente imagino como vai ser os relacionamentos, classes, métodos.

De acordo com um amigo que trabalha comigo, onde o forte dele é front-end, ele prefere ir desenhando o projeto todo no Figma, o que eu acredito que realmente seja o correto, pois normalmente é dessa forma que é iniciada um novo projeto dentro de uma empresa.

Mas se tratando de projetos pessoais, eu começo dessa forma.

1º Mapeamento de todas as classes modelos que vou precisar para criar meu banco de dados.

2º Faço um CRUD, que seria o meu repositorio, para quase todas as minhas classes modelos.

3º Crio a camada de serviços, onde ja vou imaginado a funcionalidade do meu sistema, por exemplo, Serviço de usuarios terá um metodo de criar um novo usuario, então ali eu aplico todas as regras.

4º Por ultimo na parte do backend seria os controllers.

E assim eu inicio o desenvolvimento das Views, onde eu tenho mais dificuldade e posso perder um tempinho maior ali.