1
resposta

Dica ao escolher nome de usuário/marca - Propriedade Intelectual

Olá,

A exemplo da personagem usada no curso, tem sido muito comum entre os novos empreendedores começar seus négocios a partir de um perfil em redes sociais. Sou estudante no ramo de propriedade intelectual. Um ponto bem importante antes de criar um marca e desenvolvê-la é verificar a sua disponibilidade de registro junto ao INPI, orgão governamental responsável pelo registro de marcas no Brasil.

Isso é importante, pois imagine escolher seu @, desenvolver toda a sua marca e ao atingir certo nivel de notoriedade/sucesso comercial, para então descobrir que outra empresa já possui os direitos sobre aquele nome/identidade visual e pode exigir, amparada pela lei, que você pare de usar essa marca imediatamente e/ou demande algum tipo de reparação (indenização $) por essa infração.

Por isso, uma dica a mais que poderia ser passada (talvez na forma de um exercicio extra) ao escolher o nome da @/marca/empresa é verificar a disponibilidade de registro da mesma. Há curso aqui na alura sobre isso. Uma busca profunda para saber se sua marca pode ser registrada é algo que não é tão simples, por vezes é importante contar com o auxilio de um especialista, como um advogado. Claro que no começo de uma idéia de negócio, isso nem sempre é viável, mas pelo menos pesquisar o nome que você pensou para sua marca no site do INPI, para saber de cara se já tem um registro com aquele exato nome, já diminui bastante as chances de ter uma dor de cabeça mais adiante.

1 resposta

Olá, Daniel! Tudo bem?

Excelente dica! Muitas vezes o processo de registro de uma marca pode ser demorado e caro, caso o empreendedor não tenha condições de realizar o registro no início da marca, pesquisar já é um passo que ajuda muito na criação da identidade.

Para quem se interessar no assunto, deixo como sugestão nosso curso de Propriedade intelectual: https://cursos.alura.com.br/course/propriedade-intelectual-startups

Abraços :)