Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dica - Análise de Prompts no ChatGPT

No meu dia a dia de trabalho, eu utilizo IAs generativas para me ajudar. Em algumas situações, peço para que elas simulem fazer parte da minha equipe, por exemplo: "aja como um redator de conteúdo ou como um social media", a fim de que o prompt seja o mais contextualizado e certeiro possível, para que eu possa obter um retorno mais satisfatório. Queria compartilhar essa dica aqui, vai que alguém se sinta iluminado. :D Ah, e nunca, sob hipótese alguma, subestimem a quantidade de informações (desde que não sejam sigilosas, claro) que você pode utilizar no prompt para facilitar sua resposta.

Abraços.

2 respostas
solução!

Oi, Juliana, como vai?

A dica que você compartilhou é muito válida e tem nome dentro da engenharia de prompt: é a técnica de atribuição de persona, ou role prompting. Ao pedir para a IA assumir um papel específico, como o de redatora de conteúdo ou social media, o modelo passa a calibrar o vocabulário, o tom e o tipo de raciocínio que vai aplicar na resposta, o que tende a gerar resultados bem mais alinhados ao que se precisa.

E a observação sobre o volume de contexto também é certeira. Quanto mais informações relevantes o prompt tiver, como público-alvo, objetivo da comunicação, canal de publicação e restrições, menor a margem para que a IA preencha lacunas com suposições genéricas.

Obrigado por compartilhar com a turma.

O fórum está à disposição sempre que quiser trocar mais experiências.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigada, Mike.

Assim como eu gosto de aprender, também curto compartilhar conhecimento com outras pessoas.

Até breve!