1
resposta

[DICA] Acessar o Localhost no smartphone

Olá, pessoal. Tudo bem? Vou compartilhar com vocês algo que tem me auxiliado bastante no desenvolvimento dos meus projetos.

Geralmente quando testamos a responsividade do site, nós inspecionamos ou adicionamos extensões no navegador. Porém há um modo que te permite acessar o seu localhost (do computador) no seu smartphone. Isso me ajuda muito. Toda atualização que faço e salvo no arquivo, a página atualiza. Do mesmo modo que é no computador mesmo.

Para isso você precisará:

• Da extensão Live Server, no VSCode
  • Conectar o smartphone na mesma rede em que seu computador está
  • Saber seu endereço de IP:
    • Acesse o prompt de comando, digite ipconfig /all (ou similar no seu S.O) e vá até o adaptador de rede que você utiliza. print do cmd com ipconfig retornando o ip local da máquinaNo caso acima, meu IP (do wi-fi) foi 192.168.0.49. Basta adicionar a porta gerada pelo Live Server no final. Ou seja, se eu acessar pelo smartphone o endereço 192.168.0.49:5500, terei exatamente a mesma renderização do computador, no meu smartphone.

Isso funciona com Live Server, npm run dev e etc. Espero ter ajudado na sua produtividade.

1 resposta

Olá, Leonardo! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar essa dica conosco! Realmente, acessar o localhost no smartphone pode ser muito útil para testar a responsividade de um site, enquanto ele não for públicado na internet. E com a sua explicação, ficou ainda mais fácil de entender como fazer isso.

Muito boa a sua dica e com certeza vai ajudar muitas pessoas que estão desenvolvendo projetos. Obrigado por compartilhar conosco!

Valeu, bons estudos!