Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dias corridos (Data Studio) vs Dias Úteis (base de dados)

Pessoal, boa tarde!

Estou com um problema aqui. Minha base de dados no BigQuery tem somente dias úteis no campo DATA da base. Porém, quando crio um gráfico de linha ou área no Data Studio, ele parece considerar todas as datas possíveis entre a data min() e máx() que tenho na minha tabela. Assim, o gráfico fica parecendo um serrote, pois não existem valores (saldo R$, por exemplo) nos finais de semana.

Como corrijo isso no Data Studio?

Obrigado!

1 resposta
solução!

Oi, Roger, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Sinto muito que esteja com dificuldades em criar um gráfico no atual Looker Studio. Uma possível solução para esse problema seria utilizar a função CASE para criar uma nova coluna na sua tabela que identifique se a data é útil ou não. Por exemplo, você pode criar uma coluna chamada "Dia_Útil" e atribuir o valor "Sim" para os dias úteis e "Não" para os finais de semana. Em seguida, você pode utilizar essa nova coluna como filtro para excluir os dias não úteis do gráfico. Basta adicionar um filtro no gráfico de linha ou área, selecionar a coluna "Dia_Útil" e filtrar apenas os valores "Sim". Dessa forma, o gráfico irá considerar apenas os dias úteis da sua base de dados, eliminando os finais de semana e deixando o gráfico mais suave.

Recomendo a leitura da documentação da função CASE para mais informações:

Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!