Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

diâmetro 15?

Por que na aula, ele diz que a colisão fica melhor com metade do diâmetro usado na função mostraAtor?

5 respostas

Oi Lucas!! Essa sua pergunta me fez olhar a video-aula novamente. E acabei gastando tempo e aprendendo algumas coisas.

Pelo que entendi, a imagem do ator não é medida a partir do centro dela, como por exemplo um circulo. Nas imagens que fiz, mostro que quando coloquei um quadrado e um circulo bem pequeno com as mesmas coordenadas da imagem xAtor, vc vai perceber que o ponto x,y não cai no centro da imagem do xAtor. O diâmetro , que o instrutor usou, serve mais para ter uma pequena distancia do carro, isto é, para que a colisão não aconteça em cima da imagem, ela ocorre um pouco antes. Veja que quando coloco diâmetro zero do ator, ele encosta no carro praticamente. Quando coloco 30 de diâmetro, eu mal consigo sair do lugar, a colisão acontece bem antes, porque aquele circulo imaginário que é o diâmetro está a "circundar" uma áera muito maior!! (desenhei em verde imagem 2). Acho que por esta razão o instrutor optou por um diâmetro menor. Fazendo um piada, eu diria que da orelha da vaquinha sai um raio de 7,5.

Eu confesso que foi uma descoberta, pq acreditava que isso saia do centro da imagem... Mas acabou passando desapercebido, não despertou essa sua incrível pergunta!!!!! Agradeço por tê-la feito aqui.

Espero que eu tenha ajudado a clariar alguma coisa. Bons estudos!!!!!

segue outra imagem, porque no mesmo post não vai!!!

solução!

e aqui vai a terceira e última Bons estudos!!

Caso quera experimentar a brincadeira, disponibilizo o meu projeto aqui:

https://editor.p5js.org/oromeu/sketches/31TLaRxtG

Romeu, Muito obrigado por toda explicação!!

Grato demais.