Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Diagramação do DER

Olá pessoal! Tudo bem?

No nosso dia a dia de desenvolvedores o DER é um entregável no processo de análise de requisitos?

Além disso, existe uma maneira mais "automatizada" de melhorar a diagramação do DER? Eu pergunto porque tenho sofrido pra deixar mais apresentável no brModelo e fiquei imaginando a trabalheira para fazer isso em um projeto com dimensões bem maiores.

Agradeço desde já!

2 respostas
solução!

Olá Luís, tudo bem e com você?

Normalmente, nas fases iniciais do processo de criação de um banco de dados é comum lidarmos com equipes multidisciplinares misturando pessoas desenvolvedoras e pessoas do negócio. Nessa etapa o DER é um entregável que alinha todas as especificidades do banco de dados discutidas no levantamento dos requisitos. O modelo conceitual é construído com uma linguagem de alto nível, ou seja, utilizando a semântica do português, isso facilita o entendimento de todos os envolvidos sem necessariamente um conhecimento muito técnico.

Nesse sentido, a automação do DER nem sempre é possível, uma vez que ela é construída nas fases iniciais e é baseada nas entrevistas iniciais, é comum também serem feitas diversas alterações no Diagrama Entidade Relacionamento até partir para o Modelo Físico. No entanto, o diagrama te dar liberdade de fazer o desenho que representa a entidade, atributos e os relacionamentos em qualquer outro software que não seja o brModelo. Podemos utilizar outras ferramentas não especializadas como draw.io, canva, Power Point, que podem ser utilizados de forma adaptada para construir o DER e suas facilidade vai depender da familiaridade em cada uma.

Projetos complexos com muitas entidades podem se tornar desafiadores, porém é importante ter em mente que esse diagrama pode ser a ferramenta para validar seu trabalho de implementação do banco de dados, a criação das tabelas e consultas lá no SGBD escolhido.

Espero ter esclarecido e te mostrado algumas outras opções. Bons estudos =)

Esclareceu demais, Ana! Valeu!