Bom dia, tudo bem?
Quando eu fiz o exercício coloquei também como requisito "Brasoil escolhe a proposta", mas não estava na opinião do instrutor. Queria entender o porquê de não ter citado esse requisito?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia, tudo bem?
Quando eu fiz o exercício coloquei também como requisito "Brasoil escolhe a proposta", mas não estava na opinião do instrutor. Queria entender o porquê de não ter citado esse requisito?
Olá, Isabela, tudo bem?
Escolher a proposta pode sim se tornar um requisito. Ao início da opinião do instrutor, vemos ele falar que "Muito provável que na fase de análise de requisitos, mais atores surjam e as funcionalidades serão melhor especificadas". Além disso, cada pessoa poderá pensar em funcionalidades diferentes, a depender do critério de especificidade utilizado.
Por isso, minha orientação, que também serve para os outros exercícios sugeridos nos cursos da Alura, é que procure justificar suas respostas com base nas explicações compreendidas nos cursos. Na maioria das vezes, é possível encontrar outras alternativas que não são tal qual a opinião da pessoa instrutora, justamente por esse caráter relativo em algumas perguntas. O importante é fazer o exercício de reflexão e compartilhar suas observações.
Dito isso, "escolher a proposta" também pode já estar embutido em algum dos requisitos mencionados na opinião do instrutor, como a parte de "revisar proposta". Uma vez que os requisitos devem estar atrelados a uma funcionalidade, a tomada de decisão sobre a escolha da proposta pode ser resumida também nesse requisito.
Obrigada por contribuir com o enriquecimento do nosso fórum!
Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.