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Diagrama para Modelagem

Olá, primeiramente parabéns pelo curso, estou adorando. Material de muita qualidade e bem explicado.

Gostaria de saber se já existe algum diagrama padrão para o desenvolvimento de chatbots (no estilo UML) ? Estou fazendo minha iniciação cientifica, nesta área e estou me batendo, justamente em colocar no papel as minhas ideias.

Outra coisa, você indica algum material extra que aborde sobre o tema? Gostaria de alguma sugestão principalmente na parte da UX e em como um chatbot se relaciona com os usuários.

Mais uma vez, parabéns.

Att.

João Pedro

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solução!

Oi João Pedro,

muito obrigada mesmo :) que bom que está gostando do curso, nos preocupamos bastante em sempre prover o melhor material possível e explicações para vocês!

Sobre a UML, nós não chegávamos a fazer uso. Era mais um esboço rápido do fluxo e partíamos para a parte prática do projeto. No entanto, nesta parte da Documentação oficial do Conversation, há alguns exemplos que talvez possam te dar um norte, mas creio que teria que montar o seu fluxo personalizado e de acordo com os diagramas que vai usar.

Sobre UX, eu não sou especialista, mas, fazendo uma busca encontrei esse artigo que me parece muito bom, veja se te ajuda. Além disso, tem bastante material em inglês, se puder, procure por chatbot ux best practices, chatbots and ux e variantes, que encontrará bastante coisa.

O que posso te aconselhar, e que já fiz, é focar em testes de usabilidade com grupos de usuários, eles que vão nos dizer se o chatbot está atendendo às necessidades e quais os pontos que precisam ser melhorados. Mantenha em mente também que é um trabalho iterativo, você sempre estará fazendo modificações na conversa. Seja para melhorar um fluxo, colocar um tópico novo, ou, por exemplo, incluir uma notificação push para o usuário quando o Watson aprende a responder uma pergunta que ele não tinha conseguido previamente. Então, as pessoas que irão testar o bot para você valem ouro, pois elas que irão validar essas funcionalidades e ver se o diálogo está fazendo sentido.

Como você está fazendo a iniciação, do lado mais acadêmico da força, também indico materiais da Heloisa Candello que está pesquisando essa parte de UX, interação homem-máquina, ou humano-computador lá na IBM.

Quanto a essa parte de interação homem-máquina ou humano-computador, ela não é exclusiva de chatbots, mas pode te dar uma visão mais abrangente e enriquecer a sua pesquisa sobre como se dá esse processo, até que ponto as máquinas são uma extensão nossa e de como estamos nos relacionando com elas. Então sugiro fortemente que também busque trabalhos sobre isso. Aqui vai uma explicação rápida da wiki para você se situar.

Qualquer outra dúvida, sinta-se livre para continuar usando o fórum. Obrigada novamente!

Abraços,

Cássia.

Muito obrigado Cássia, vou estudar os links que você me passou :)

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