5
respostas

Diagrama de estados

É possível ter mais de uma transição saindo de um estado e indo para o mesmo estado, mas por razões diferentes? Por exemplo: o leilão está aberto, o leiloeiro pode cancelar o leilão e ele vai para o estado cancelado, ou o prazo do leilão pode ser expirado e ele vai para cancelado. Nesse caso eu devo colocar dois traços saindo do mesmo estado e indo para o novo, cada um com sua explicação; ou colocar apenas um traço e descrever nele as duas possibilidades que podem levar à mudança de estado; ou colocar apenas um traço e escrever nele algo mais genérico que possa representar as duas razões que podem levar à mudança de estado?

5 respostas

Tu deve colocar dois traço, um indo e um vindo, descrevendo a ação dele. O diagrama de estados vária de acordo com as exigências do cliente.

Por quê um traço indo e um vindo? Na minha pergunta eu descrevo uma situação em que ele está saindo de Leilão Aberto para Leilão Cancelado por dois motivos diferentes.

Então, um exemplo. Tenho uma biblioteca, onde os estados dela são o seguinte, Disponível, Emprestado, Manutenção, Bloqueado, Indisponível.

Um livro pode ir para o estado de emprestado, e depois de dar o tempo de emprestado, ele volta para o estado de disponível ou pode ir para o estado de manutenção, caso ele vá do estado de emprestado para disponível, ele terá que ter outra flecha indicando a sua ação, não somente uma com duas pontos, mas sim duas, indicando que ele vai para um estado e volta para outro estado.

Como eu disse, o diagrama de estados vária de acordo com a necessidade, se ele estiver no estado disponível e ir para o estado indisponível e acabar, pode acontecer, vai de acordo com a necessidade.

Na sua situação, ele estaria no estado aberto e pode ir para o estado de cancelado, caso ele possa ir do estado de cancelado para o estado disponível, ele teria que ter outra flecha indicando a ação que ele vai fazer. Entendeu ?

Entendi, mas não foi essa a minha pergunta. A minha pergunta é se eu tenho um Leilão Aberto ele pode ir para Leilão Cancelado por dois motivos: por tempo expirado ou por que o leiloeiro cancelou o leilão. Nesse caso, eu devo fazer dois traços saindo de Leilão Aberto indo para Leilão Cancelado ou apenas um traço?

1 Traço. Você poderia criar um estado de tempo, se o tempo expirar vai para cancelado, em vez de ele ir direto de leilão aberto para o leilão cancelado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software