Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Diagrama de Atividades - Caso da Correção de Exercício - Resposta

Prezados, na minha versão de diagrama como resposta à atividade eu julguei necessário acrescentar a notificação ao aluno também no caso de correção não aprovada.

Há aqui no fórum deste curso posts de colegas que manifestaram a dificuldade de diferenciar diagrama de atividades e fluxograma de processo. Vi também as respostas. Entendi que há diferença conceitual. Entretanto, os exemplos (atividades) do curso não ajudam a entender bem as diferenças. Minha impressão é que o diagrama de atividades, pelo menos nos casos vistos, é uma versão simplificada, ou piorada, do que seria, por exemplo, a representação da sequência de atividades numa notação de processo, como a BPMN 2.0. É como se fosse o processo na ótica de apenas um dos agentes, o aluno no caso abaixo, mas isto fica subentendido, não explicito no desenho.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Oi, Rogério!! Tudo bem?

Aqui tá o pulo do gato: o Diagrama de Atividades é uma ferramenta mais genérica que pode ser usada em vários contextos, enquanto o BPMN 2.0 é uma notação altamente especializada para processos de negócios. Portanto, quando estiver trabalhando em um contexto de negócios ou automação de processos detalhados, o BPMN 2.0 pode ser a escolha mais apropriada. No entanto, o Diagrama de Atividades ainda é valioso para visualizar fluxos de trabalho de uma forma mais geral, especialmente quando a complexidade do processo não é o foco principal.

Em relação à sua sugestão de incluir a notificação de não-aprovação ao aluno no diagrama, achei super coerente! A modelagem deve refletir o que está acontecendo no processo e, portanto, é uma decisão válida incluir elementos que ajudem a comunicar isso.

Muito obrigada por ter dividido a sua solução conosco! Qualquer dúvida, conte com a gente!

Rogério, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Obrigado, Júlia. Ótima perspectiva — pensar no Diagrama de Atividades como ferramenta mais genérica, para contextos menos complexos ou visão mais geral.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software