Oi, José! Tudo bem?
Peço desculpas por demorar a responder.
Parabéns pelo desenvolvimento do diagrama! Gostei de como organizou os atributos — pensar nesses pequenos detalhes é algo muito valioso, pois, quando visualizamos o diagrama como um todo, conseguimos identificar com maior facilidade o que representa cada parte.
O único ponto de atenção é acerca do relacionamento entre as entidades Pedido
e Livro
, que deveria ser uma entidade-associativa. A regra de negócio seguida pelo Clube do Livro diz que:
Entre essas duas entidades existe um relacionamento com cardinalidade muitos para muitos (M:N). Como ele não foi previsto pelo modelo relacional, o qual estamos utilizando neste momento, teremos que adicionar uma entidade associativa, que soluciona este “problema”.
Além de se comportar como uma entidade, ela também é vista como um relacionamento — ou seja, relaciona duas ou mais entidades e também contém atributos. Logo, podemos enxergá-la como um evento do mundo real.
No modelo conceitual, representamos a entidade-associativa com um losango dentro de um retângulo. Para inserir este elemento em nosso diagrama, basta escolher o item que o ilustra na barra de artefatos:
Ao trazer esse elemento para o diagrama que fizemos, teríamos este resultado:
Observe que, onde tínhamos o relacionamento CONTEM
, agora passamos a ter a entidade-associativa CONTEM
. Em seu entorno, há um retângulo chamado "Itens_pedido". Ao utilizar esse artefato, teremos um maior controle sobre as entidades Pedido
e Livro
e, inclusive, evitaremos possíveis redundâncias em nosso futuro banco de dados.
José, continue assim que você vai longe! Se surgir alguma dúvida, conte com o fórum.
Abraços.