1
resposta

Diagrama

Diagrama do Br_modelo

1 resposta

Oi, José! Tudo bem?

Peço desculpas por demorar a responder.

Parabéns pelo desenvolvimento do diagrama! Gostei de como organizou os atributos — pensar nesses pequenos detalhes é algo muito valioso, pois, quando visualizamos o diagrama como um todo, conseguimos identificar com maior facilidade o que representa cada parte.

O único ponto de atenção é acerca do relacionamento entre as entidades Pedido e Livro, que deveria ser uma entidade-associativa. A regra de negócio seguida pelo Clube do Livro diz que:

  • Um pedido pode conter um ou mais livros (cardinalidade 1:N);
  • Um livro pode estar contigo em um ou mais pedidos (cardinalidade 1:N).

Entre essas duas entidades existe um relacionamento com cardinalidade muitos para muitos (M:N). Como ele não foi previsto pelo modelo relacional, o qual estamos utilizando neste momento, teremos que adicionar uma entidade associativa, que soluciona este “problema”.

Além de se comportar como uma entidade, ela também é vista como um relacionamento — ou seja, relaciona duas ou mais entidades e também contém atributos. Logo, podemos enxergá-la como um evento do mundo real.

No modelo conceitual, representamos a entidade-associativa com um losango dentro de um retângulo. Para inserir este elemento em nosso diagrama, basta escolher o item que o ilustra na barra de artefatos:

Início da transcrição. Recorte de captura de tela do menu de artefatos para criação de um modelo conceitual do aplicativo brModelo.  O quarto item do menu, que possui o desenho de um losango dentro de um retângulo, está destacado por uma seta vermelha. Fim da transcrição.

Ao trazer esse elemento para o diagrama que fizemos, teríamos este resultado:

Início da transcrição. Recorte de captura de tela de um diagrama do aplicativo brModelo. Imagem de fundo branco quadriculado com formas geométricas de contorno preto, conectadas por uma reta. Na parte superior esquerda da tela, há um retângulo de borda dupla com o texto “Pedido”; desse retângulo, partem duas retas com bolinhas pretas associadas aos textos “cod_cliente” e “cod_pedido”; no lado direito do retângulo há a representação da cardinalidade um para muitos. Na região central da tela, há um losango com o texto “CONTEM” englobado por um retângulo com o texto “ITENS_PEDIDO”. Na parte inferior da tela, há um retângulo de borda dupla com o texto “LIVRO”; desse retângulo, partem oito retas com uma bolinha na ponta associada a um texto; no lado esquerdo do retângulo, tem-se seis bolinhas com os textos “valor”, “autor”, “titulo”, “categoria”, “ISBN”, “ano_publicacao” e “nome_livro”; no lado direito do retângulo, tem-se duas bolinhas pretas com os textos “cod_editora” e “cod_livro”. Fim da transcrição.

Observe que, onde tínhamos o relacionamento CONTEM, agora passamos a ter a entidade-associativa CONTEM. Em seu entorno, há um retângulo chamado "Itens_pedido". Ao utilizar esse artefato, teremos um maior controle sobre as entidades Pedido e Livro e, inclusive, evitaremos possíveis redundâncias em nosso futuro banco de dados.

José, continue assim que você vai longe! Se surgir alguma dúvida, conte com o fórum.

Abraços.