1
resposta

Diafragma e obturador

Boa noite! Minha dúvida é: durante as capturas de fotos, eu terei de ficar fazendo alteração manualmente do diafragma e obturador?

1 resposta

Oi, Vitor, boa noite! Como está?

Quanto a sua dúvida, depende muito do tipo de fotografia que está fazendo e do modo que está utilizando na sua câmera.

1. Modo Manual (M): Neste modo, você tem controle total sobre todas as configurações, incluindo o diafragma e a velocidade do obturador. Isso é ótimo para situações onde você quer ter controle absoluto sobre a exposição e o efeito artístico da sua foto.

2. Prioridade de Abertura (A ou Av): Neste modo, você escolhe a abertura do diafragma e a câmera ajusta automaticamente a velocidade do obturador para obter a exposição correta. É útil quando você quer controlar a profundidade de campo.

3. Prioridade de Obturador (S ou Tv): Aqui, você escolhe a velocidade do obturador e a câmera ajusta automaticamente a abertura do diafragma. Este modo é útil para capturar movimentos, seja para congelar a ação ou criar um efeito de desfoque.

4. Modo Automático ou Programado (P): A câmera faz todos os ajustes para você. Este modo é útil para situações onde você quer tirar fotos rapidamente sem se preocupar com as configurações.

Por exemplo, se você está fotografando esportes, pode ser útil usar a Prioridade de Obturador para garantir que você congele o movimento. Se você está fazendo retratos e quer um fundo desfocado, a Prioridade de Abertura pode ser mais adequada, compreende?

Espero ter ajudado e se tiver mais dúvidas ou perguntas estou aqui!

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!