Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dia a dia de um desenvolvedor Front End

Olá!

Para o pessoal que já trabalha na área de Front End, poderia informar se o dia a dia do desenvolvedor é assim mesmo? Cria um site, estiliza o CSS e depois adapta para a versão mobile utilizando media query?

Sinto que acaba sendo um retrabalho grande na parte de CSS e gostaria de saber se a abordagem é essa mesmo ou se há outras ferramentas que facilitam a vida (e que talvez sejam abordadas em outros cursos).

Quando eu trabalhava com isso, há uma década atrás, o problema maior era adaptar o site para diferentes navegadores e suas diferentes versões (IE6 era um pesadelo!). Ainda acontece isso? Multiplicamos o problema para diferentes telas? xD

Obrigado.

1 resposta
solução!

Oi Matheus, tudo bem?

Hoje em dia estão apostando cada vez mais no mobile first, você pode ler aqui mais sobre esse assunto. Por que? Com o mobile first você tem um melhor ranking no Google, ja que um dos critérios que o Google leva em conta no momento de fazer o ranking de sites é o conceito mobile first. A partir de 2018, o buscador anunciou que seu sistema de indexação de páginas começaria a rankear as páginas de acordo com a responsividade mobile.

O que isso significa? Significa que se o seu site não tiver um design responsivo e não for otimizado para dispositivos móveis, você pode perder lugar para concorrentes mais preparados. Traz uma experiência do usuário mais positiva, já que o desenvolvimento de um site mobile vai contribuir para uma experiência do usuário mais positiva, completa e agradável. Isso acontece porque a estrutura das informações muda no mobile; portanto, os desenvolvedores precisam otimizar o espaço e definir a hierarquia de informações.

Então sites que usam o mobile first são mais limpos, organizados e funcionais e geram uma experiência de navegação melhor e uma usabilidade mais eficaz.

Mais pra frente, conforme você for avançando na formação front-end verá ferramentas e boas práticas na hora de montar um site :D. Há muitas ferramentas para ajudar a pessoa desenvolvedora!

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software