1
resposta

DHCP x Switch x Router

Eu não entendi muito bem, gostaria de que alguém me ajudasse com essa duvida, vamos lá:

Quando eu separo as 2 redes (vendas e finanças) em 2 VLANS (10 e 20), logo após eu seto as portas no switch como modo access na vlan10 e vlan20, correto?

Então eu vou e crio 2 subInterfaces no router, encapsulo elas em determinado IP, e coloco a porta Router x Switch (FE0/1 no video) em modo trunk também, correto?

A duvida final seria, automaticamente, quando eu seto o computador em DHCP, ele automaticamente por estar na vlan10 por exemplo, vai puxar o IP que foi encapsulado na subinterface com a vlan10?

resumindo:

Como o DHCP pega o IP (destacado na imagem) automaticamente? determinando automaticamente entre 192.168.20.2 e 192.168.10.2

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeTalvez a duvida tenha ficado meia confusa, mas caso possa me chamar no discord talvez para eu explicar melhor a duvida, fica o # abaixo

#Mendis#1712

Muito obrigado pela atenção!

1 resposta

Olá, Matheus. Tudo bem?

Quando configuramos cada uma das VLANS, atribuímos um range de IP para cada uma delas. Para a VLAN 10, atribuímos o IP 192.168.10.0, e a VLAN 20 com o IP 192.168.20.0.

Além disso, criamos 2 sub-interfaces, sendo que a sub-interface que atende a VLAN 10 ficou com o endereço 192.168.10.1 e a da VLAN 20 ficou 192.168.20.1.

Feito isso, configuramos que o pool DHCP da VLAN 10 teria o endereço em no IP com final 10.1, e a VLAN 20 teria seu pool DHCP com IP final 20.1.

Em cada dispositivo, configuramos que o default gateway (o endereço padrão que ele vai buscar o servidor DHCP) com o endereço de sua respectiva pool DHCP. Então se o dispositivo está no setor de vendas, ele está conectado ao switch que tem sua sub-interface com o endereço terminado em 10.1, ou seja VLAN 10, então o roteador vai entregar um endereço que seja 10.x. A mesma coisa equivalente acontece com os dispositivos do setor de finanças, questão no switch conectados a sub-interface que está na VLAN 20.

Cada dispositivo vai buscar o pool DHCP baseado no endereço que foi configurado no seu default-gateway.

Dispositivo de vendas -> default gateway 192.168.10.1 -> pool DHCP VLAN10.

Dispositivo de finanças -> default gateway 192.168.20.1 -> pool DHCP VLAN20.

Espero que tenha te ajudado. Se tiverem testado dúvidas, é só dizer.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software