Ao tentar alocar os endereços IPs das máquinas através do DHCP essa mensagem é apresentada: DHCP failed. APIPA is being used. Não consigo identificar onde eu estou errando
Ao tentar alocar os endereços IPs das máquinas através do DHCP essa mensagem é apresentada: DHCP failed. APIPA is being used. Não consigo identificar onde eu estou errando
Olá, Gabriel!
A mensagem "DHCP failed. APIPA is being used" indica que as máquinas não estão conseguindo obter um endereço IP do servidor DHCP e, por isso, estão utilizando um endereço APIPA (Automatic Private IP Addressing), que é um endereço automático na faixa 169.254.x.x.
Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a resolver esse problema:
Verifique o Servidor DHCP: Certifique-se de que o servidor DHCP está configurado corretamente e está ativo. No seu caso, parece que você está configurando o DHCP em um roteador. Verifique se o pool DHCP está configurado corretamente com os comandos que você mencionou.
Conexão Física e VLANs: Verifique se os dispositivos estão conectados à rede correta e se as VLANs estão configuradas corretamente. Se as VLANs não estiverem configuradas corretamente, o tráfego DHCP pode não estar alcançando o servidor.
Configuração de Rede nos Dispositivos: Certifique-se de que os dispositivos estão configurados para obter um endereço IP automaticamente. Isso é geralmente encontrado nas configurações de rede dos dispositivos.
Verifique o Alcance do DHCP: Certifique-se de que o pool de endereços DHCP tem endereços suficientes para todos os dispositivos que estão tentando se conectar.
Subinterfaces e Roteamento: Verifique se as subinterfaces do roteador estão configuradas corretamente com os endereços IP e máscaras de rede corretos. Isso é crucial para garantir que o tráfego DHCP possa ser roteado corretamente entre as VLANs.
Como exemplo prático, suponha que você configurou o pool DHCP para a VLAN 10, mas os dispositivos ainda estão na VLAN 20. Isso impediria que eles recebessem um IP do pool correto. Verifique se cada dispositivo está na VLAN correta e se o roteador está configurado para rotear entre essas VLANs.
Espero ter ajudado e bons estudos!