1
resposta

DHCP failed. APIPA is being used

Prezados, estou na parte 3 do curso de redes, e ao iniciar o módulo a respeito das ACLs, realizei as configurações no roteador para permissionar apenas as máquinas dos gerentes, porém, para a minha surpresa, ao verificar as máquinas do funcionários, vi que não estavam pegando DHCP. Solicito um apoio para dar continuidade no curso. Muito obrigado desde já.

1 resposta

Oi Mauricio, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Vi que você já finalizou o curso, que ótimo! Mas irei dar dicas de como resolver esse problema.

O APIPA (Automatic Private IP Addressing) é uma função do Windows que atribui automaticamente um endereço IP quando o computador não consegue obter um endereço IP válido do servidor DHCP. Isso ocorre quando o servidor DHCP não está disponível ou não está configurado corretamente.

Para resolver esse problema, você pode tentar as seguintes soluções:

  1. Verifique se o servidor DHCP está funcionando corretamente. Certifique-se de que ele esteja ligado e configurado corretamente para fornecer endereços IP aos dispositivos da sua rede.

  2. Verifique se as configurações do roteador estão corretas. Certifique-se de que as ACLs que você configurou não estejam bloqueando o tráfego DHCP para as máquinas dos funcionários. Verifique também se o roteador está configurado corretamente para encaminhar as solicitações DHCP para o servidor DHCP.

  3. Reinicie o servidor DHCP e os dispositivos da rede. Às vezes, reiniciar os dispositivos pode resolver problemas temporários de conectividade.

Se nenhuma dessas soluções resolver o problema, pode ser necessário verificar as configurações de rede dos dispositivos dos funcionários individualmente. Verifique se eles estão configurados para obter um endereço IP automaticamente por meio do DHCP.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software