Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

DHCP automático

Boa Tarde,

Existe alguma forma do serviço DHCP gerar esses IP's de forma automatizada pois percebi que ao longo de todo o curso sempre estamos realizando esse processo de forma manual, mas se realizando a transição desse cenário para um ambiente corporativo ficaria inviável, então gostaria de saber se atualmente existe uma forma que automatize a alocação de IP's pelo serviço DHCP para toda a infraestrutura de rede ?

7 respostas

O DHCP gera os IP's automaticamente de acordo com os parâmetros que a gente define, o protocolo precisa desses parâmetros e somos nós que definimos de acordo com a necessidade que a rede precisa atender. O DHCP é largamente utilizado em redes corporativas de todos os tamanhos, o que fica realmente inviável é você configurar os IP's manualmente nos dispositivos finais.

Mas como seria isso na forma prática pois em nenhum dos cursos de rede o professor demostra essa automatização do DHCP sempre temos que realizar a mudança manual.

Os parâmetros do DHCP vão ser sempre definidos manualmente, de acordo com a necessidade da rede, não tem como o router saber quais parâmetros utilizar no DHCP pool sozinho.

Único modo que vejo de automatizar isso, seria através de um script em python ou outra linguagem orientada a objeto que receba os parâmetros que você precisa implementar e faça isso de forma automática, mas denovo, os parâmetros serão inseridos manualmente em outro local, o router não tem como saber todos os parâmetros sozinho, como rede, subrede e gateway.

Essa parte eu entendi mas estou falando que após essas configurações serem realizadas no roteador ou Switch Camada 3 como esses parâmetros serão passadas para todos os hosts da minha rede pois no curso o professor acessa máquina por máquina manualmente e muda o IP estático para IP dinâmico via DHCP e em uma rede corporativa com mais de 300 máquinas esse procedimento seria inviável.

Agora eu entendi o que você quis dizer, basicamente os dispositivos finais já vêm com DHCP habilitado de fábrica, então essa preocupação praticamente não existe desde que seja a configuração inicial. Acredito que desde o início já é totalmente inviável ter uma rede com 300 hosts configurados manualmente, eu trabalho como analista de redes há mais de 12 anos e nunca vi isso acontecer na prática.

Agora para alterar automáticamente cada host, teria como enviar scripts com as configurações necessárias remotamente e executá-los, porém o ambiente do Packet Tracer é bem limitado e restrito, não tem como testarmos isso, seria necessário se aprofundar em como funciona o terminal de cada sistema operacional e como aplicar scripts de configuração.

Em resumo, o professor fez o que fez na aula pra fins didáticos, mas eu nunca vi acontecer na prática essa mudança de distribuição de IPs nessa grande quantidade de hosts.

Entendi então em suma isso seria criado em GPO's no AD e seria passado para todo o parque de máquinas ? procede ?

solução!

Não sei precisamente como funciona o Active Diretory, desde que a aplicação consiga enviar e executar os scripts, funciona 100%, pela pergunta que você fez, conhece bem melhor a ferramenta do que eu e praticamente já deu a solução, acho que o caminho é fazer o teste em uma máquina e ver como ela se comporta, tendo o comportamento esperado, é só escalar. Acho que a minha contribuição fica limitada somente às redes, espero ter te ajudado.