Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dez anos fora do mercado. É possível conseguir voltar?

Olá, pessoas.

Estou iniciando aqui na Alura, depois de paquerar a plataforma por alguns anos.

Gostaria de iniciar minha primeira postagem no fórum com a pergunta que já me tirou algumas noites de sono.

Me formei bacharel em Ciências de Computação em 2009. Também fiz um mestrado na área, que concluí em 2013. Nesse meio tempo trabalhei em duas empresas de desenvolvimento de software. Depois disso, acabei optando por um emprego no serviço público, em uma vaga administrativa (fora da Computação), e desde então estou fora do mercado.

Ando muito insatisfeito com o serviço público e tenho vontade de retornar à Computação. Já fiz e faço alguns cursos, participei de encontros e workshops, a maioria na área de Data Science, e agora entrei aqui na Alura. Meu objetivo é reciclar meus conhecimentos e adquirir experiência, mas fica sempre a dúvida: será que depois de quase 10 anos fora do mercado de trabalho, consigo ser novamente aceito e empregado na área? Não tenho tanta segurança se fazer cursos seja o suficiente. Já cogitei engatar uma pós-graduação, mas o valor cobrado me assustou.

Gostaria de saber se alguém já se encontrou em posição semelhante e poderia compartilhar sua história. E para todos no geral, se teriam alguma experiência no caso.

Obrigado e bons estudos a todos.

3 respostas
solução!

Oi, Matheus! Tudo bem com você? Espero que sim!

Seja muito bem-vindo a Alura ^^

Eu não tenho experiência própria para te trazer, pois estou iniciando nessa área, mas posso trazer aqui alguns relatos de outras pessoas que trocaram de carreira, ou entraram bem mais velhos no mercado de Data Science. Aqui na Alura existe o Escute o Scuba Dev um podcast sobre carreiras de devs e como a tecnologia mudou a vida desses profissionais, são dezenas de experiências que eu acho que vale a pena você escutar e descobrir várias possibilidades, são relatos encantadores!

Além disso, aqui no fórum existem muitas alunas e alunos com uma preocupação bem similar a sua, vou colocar aqui alguns tópicos, nem todos são em Data Science mas acredito que possa existir algumas recomendações que podem te deixar mais tranquilo:

Ademais, tem um artigo que fala sobre mudança de carreira para a área tech, mexe com várias dúvidas e pontos que muitas pessoas tem medo quando vão migrar para outra área e por isso, acho que vale a pena a leitura: Transição de carreira + bônus: carreira tech. E por fim, o artigo Assuntos que assombram em Data Science que fala de vários medos de quem está pensando em aderir a essa carreria normalmente tem.

Então, não se desmotive nunca! Não tem nada melhor que trabalhar com o que ama e com o que te deixa mais feliz e confortável. Você vai ver pelas experiências que com foco e dedicação sempre é possível conseguir o que almeja e nós do time Alura sempre estaremos aqui para te ajudar! ;-)

Bons estudos!

Mirla, agradeço por sua resposta completa e cheia de recomendações. Gostei bastante do Scuba Dev e de um plano de estudos que foi sugerido em um dos posts do fórum que você mencionou.

Irei aguardar mais um tempo antes de marcar sua resposta como solução, na esperança de que outras pessoas possam também responder ao tópico antes de ser fechado.

Obrigado!

Oi, Matheus!

Imagina, fico muito feliz que você tenha gostado e que as referencias tenham te ajudado de alguma forma!!

Uma opção para você ter uma chance maior de ter uma resposta é levar para o Discord da Alura lá tem muitos alunos e alunas acompanhando o que é colocado, bem como várias pessoas instrutoras e mais scubas. Não posso garantir pessoas com uma experiência de 10 anos fora do mercado, mas talvez 3 anos ou 5 anos podem ter.

Eu particularmente utilizo esse servidor e gosto bastante da comunidade que tem, acredito que, se você ainda não andou por lá, você possa gostar bastante também. Nesse discord você vai poder até conhecer mais pessoas com outras experiências similares as que você teve e quem sabe até fazer mais colegas de estudo haha ^^