boa tarde galera, eu gostaria de opiniões de pessoas que trabalham com DevOps no dia dia, e que possa relatar as práticas, facilidades e dificuldades que um profissional encontra no seu trabalho! abraço vlw!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
boa tarde galera, eu gostaria de opiniões de pessoas que trabalham com DevOps no dia dia, e que possa relatar as práticas, facilidades e dificuldades que um profissional encontra no seu trabalho! abraço vlw!
Olá André, tudo bem?
Cara, acho que a maior dificuldade é entender que DevOps é cultura e não ferramenta ... Empatia, se colocar no lugar do outro, buscar soluções ao invés de culpados, são barreiras enormes nesse hype/moda/buzzword ...
As ferramentas são incríveis e o fato de que algumas concorrem entre si é mais um motivo que gera batalhas enormes. A curva de aprendizado varia de cada pessoa e cada ferramenta mas soft skill/relacionamento interpessoal são as grandes barreiras.
Na parte de ferramentas, se você quiser uma visão ampla do que é necessário para "ser DevOps" (se é que alguém sozinho consegue) o XebiaLabs produziu oque eles chamam de tabela periódica DevOps que pode ser encontrada em https://xebialabs.com/periodic-table-of-devops-tools/
Espero ter ajudado de alguma forma, um abraço e bons estudos.