1
resposta

Devo usar sempre ilustração em cada slide?

Em todos os slides devo, obrigatoriamente, usar ilustração?

1 resposta

Bom dia Salete, tudo bem ^^

Eu acredito que isto não seja uma regra universal que se deva usar, mas pense comigo o seguinte.

Em vários estudos já foram confirmados que o nível de retenção de qualquer conteúdo para um ser humano enquanto estuda é separado em mais ou menos assim:

5% - Daquilo que se lê. 5 - 20% - Daquilo que se ouve através de palestras ou aulas. 20 - 30% - Daquilo que se ouve e vê durante um estudo.

E o número vai aumentando a medida que você vai inserindo a prática do que estudou.

Em um slide você está querendo passar uma informação, e para que esta informação seja relevante e fixe para quem você está mostrando é importante que ele evite qualquer tipo de distração ou uso multiplo da sua parte cognitiva, ou seja, fazer um "aluno" ler um slide retira ele do ambiente da aprendizagem e coloca ele em um abiente de esforço mental para interpretar o que está escrito e ele vai absorver apenas 5% daquilo que leu.

Porém a leitura de uma imagem é muito mais rápida e eficaz para a mente, além de criar uma analogia da imagem ao que você esta discorrendo durante a apresentação não vai existir esforço do "aluno" para representar os símbolos (letras) do que está escrito.

Então apesar de não ser obrigatório eu acredito que o uso de imagens é mais eficaz em vários aspectos no processo de aprendizagem juntamente com os slides. Sendo o uso de textos mais uma ferramenta para quem está apresentando seguir um raciocínio lógico do que para quem está vendo a palestra.

Este é um ponto legal de se discutir, é minha opinião baseada nos meus estudos e claro também deve-se levar em consideração o tipo de apresentação e o público para quem esta se apresentando.

Espero ter ajudado um pouco, e fico a disposição para continuar este assunto caso seja do seu interesse ^^

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software