Em todos os slides devo, obrigatoriamente, usar ilustração?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Em todos os slides devo, obrigatoriamente, usar ilustração?
Bom dia Salete, tudo bem ^^
Eu acredito que isto não seja uma regra universal que se deva usar, mas pense comigo o seguinte.
Em vários estudos já foram confirmados que o nível de retenção de qualquer conteúdo para um ser humano enquanto estuda é separado em mais ou menos assim:
5% - Daquilo que se lê. 5 - 20% - Daquilo que se ouve através de palestras ou aulas. 20 - 30% - Daquilo que se ouve e vê durante um estudo.
E o número vai aumentando a medida que você vai inserindo a prática do que estudou.
Em um slide você está querendo passar uma informação, e para que esta informação seja relevante e fixe para quem você está mostrando é importante que ele evite qualquer tipo de distração ou uso multiplo da sua parte cognitiva, ou seja, fazer um "aluno" ler um slide retira ele do ambiente da aprendizagem e coloca ele em um abiente de esforço mental para interpretar o que está escrito e ele vai absorver apenas 5% daquilo que leu.
Porém a leitura de uma imagem é muito mais rápida e eficaz para a mente, além de criar uma analogia da imagem ao que você esta discorrendo durante a apresentação não vai existir esforço do "aluno" para representar os símbolos (letras) do que está escrito.
Então apesar de não ser obrigatório eu acredito que o uso de imagens é mais eficaz em vários aspectos no processo de aprendizagem juntamente com os slides. Sendo o uso de textos mais uma ferramenta para quem está apresentando seguir um raciocínio lógico do que para quem está vendo a palestra.
Este é um ponto legal de se discutir, é minha opinião baseada nos meus estudos e claro também deve-se levar em consideração o tipo de apresentação e o público para quem esta se apresentando.
Espero ter ajudado um pouco, e fico a disposição para continuar este assunto caso seja do seu interesse ^^
Um abraço e bons estudos.