Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Devo escolher Multiplataforma ou Android?

Fala Pessoal!

Eu quero programar Android, mas estou na dúvida se devo escolher entre aprender multiplataforma, para já aproveitar que vou sair do zero e aprender iOS também, ou se vou para o Android Studio.

Qual é a diferença na prática? Devo escolher, Android Studio, Visual Basic, Ionic...?

Obrigado!

2 respostas
solução!

Oi Henrique, tudo bem ?

Cara se você quiser fazer um aplicativo "simples" e que quer ter um fluxo rápido de usuários em ambas plataformas, o multiplataforma é o ideal para você aprender, já que basicamente você vai programar basicamente em HTML, CSS e Js para fazer o app.

Já se você quiser e precisar usar coisas mais complexas, como serviços do sistema operacional, partir para o nativo é o mais indicado.

Se você quiser aprender android e conseguir fazer coisas mais avançadas, com base no nativo consegue fazer aplicativos bem bons, além disso, você pode ter qualquer computador para poder desenvolver para android.

Já para ios você tem um pequeno impedimento, você necessariamente precisa ter um disposito com MacOs, pois a IDE é o XCode que roda apenas nesse sistema operacional.

Além disso, cada aplicativo nativo tem uma linguagem, por exemplo no Android usamos Java enquanto no Ios usamos Swift.

Na versão 3.0 do AndroidStudio vamos ter disponibilidade para programar em outra linguagem, que foi oficializada, se chama Kotlin, que é bem similar à Swift, então basicamente a sintaxe ficaria bem similar o que mudaria é o SDK de cada sistema.

Espero ter ajudado.

Abraços

Obrigado Matheus!