Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Deu certo!!

Pra eu entender e praticar melhor, começo fazendo o passo a passo junto com o professor, nessa aula consegui entender bem como usar o while. Fiz a média da idade com minha família e deu certo.

1 resposta
solução!

Olá, Jéssica! Como vai?

Fico muito feliz que você tenha conseguido entender bem o uso do while e que tenha conseguido fazer a média da idade da sua família. Isso é um grande passo no aprendizado de lógica de programação!

Agora, uma sugestão para você continuar praticando seria tentar modificar um pouco o programa que você já fez. Por exemplo, você poderia tentar adicionar uma funcionalidade para que, além de calcular a média, o programa também informe qual é a maior e a menor idade entre os membros da sua família.

Aqui está um exemplo de como você poderia fazer isso:

var totalFamiliares = parseInt(prompt("Quantidade de familiares?"));

var totalIdades = 0;
var maiorIdade = 0;
var menorIdade = 100; // assumindo que ninguém tem mais de 100 anos

var numero = 1;
while(numero <= totalFamiliares) {
    var idade = parseInt(prompt("Informe idade do familiar"));
    totalIdades = totalIdades + idade;

    if(idade > maiorIdade) {
        maiorIdade = idade;
    }

    if(idade < menorIdade) {
        menorIdade = idade;
    }

    numero++;
}

var mediaDasIdades = totalIdades/totalFamiliares;
mostra("A média das idades dos familiares é " + mediaDasIdades);
mostra("A maior idade é " + maiorIdade);
mostra("A menor idade é " + menorIdade);

Nesse código, eu adicionei duas novas variáveis, maiorIdade e menorIdade, e dentro do while eu verifico se a idade do familiar atual é maior que a maior idade registrada até agora ou menor que a menor idade registrada até agora. Se for, eu atualizo a maior ou a menor idade, respectivamente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software