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resposta

Deu algo errado que não sei resolver

Vou enviar os códigos aqui, quem puder me ajudar, agradeço! Se eu remover o código collideRectCircle o jogo funciona todo bugado, gostaria de saber o que houve de errado.

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 13;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo
let ponto;
let raquetada;
let trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, 
      raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura,
xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function incluiPlacar(){
  stroke(255);
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);
  fill(color(255, 140, 0));
  rect(150, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(meusPontos, 170, 26);
  fill(color(255, 140, 0));
  rect(450, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 470, 26);
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play();
  }
}
1 resposta

Oi, Victor! Tudo bem?

Primeiramente, obrigada pela paciência em obter uma resposta.

Para diminuir esse bug na pontuação, vamos fazer duas mudanças. Antes de tudo, além de ter o código, acredito que você também fez a importação dos arquivos extras pro editor. Caso não tenha feito, aqui há um tutorial de como importar os sons e a biblioteca de colisão.

Bom, vamos lá!

Uma mudança no diâmetro será feita: a bolinha deverá ser maior, tendo 22 de diâmetro. Portanto, na seguinte linha você irá trocar:

Recorte de captura de tela do editor da biblioteca p5.js, em que a quarta linha do código do aluno está aparecendo, chamando a variável "diametro" e dando o valor de 13.

Ou seja, ficará assim:

let diametro = 22;

Dentro da função draw, você irá adicionar a função bolinhaNaoFicaPresa();. A função draw vai ficar desta forma:

Recorte de captura de tela do editor da biblioteca p5.js, em que a function "draw" está mostrando todas as funções que o aluno chamou, e dentro dela, está inclusa a "bolinhaNaoFicaPresa".

E, por fim: vamos adicionar láaa no final o seguinte bloco de código:

function bolinhaNaoFicaPresa(){
    if (xBolinha - raio < 0){
    xBolinha = 23
    }
}

E o porquê de adicionarmos essa função: se o x da bolinha (que é o lugar onde ela está horizontalmente) subtraindo o raio (que é a metade da bolinha. Onde ela encosta na tela pra fazer ponto) for menor que 0 (o início da abcissa é no 0, e isso seria bem no início da tela. No seu lado de jogo), a bolinha vai voltar para 23, e é onde a bolinha vai sair encostando pela raquete.

Espero que sua dúvida tenha sido solucionada! Caso ainda tenha perguntas, estamos disponíveis para respondê-las no fórum.

Um abraço e bons estudos!

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