1
resposta

Detecção um elemento

Olá professora, estou começando o curso e gostaria de saber se em algum momento iremos abordar o tema de detecção

A detecção difere-se da classificação? Existe algum modo simples de encontrar apenas UM elemento em uma imagem com o Keras que nao depende do treinamento de mais classes?

Por exemplo, no famoso notebook de "Cats X Dogs" eu conseguiria de algum modo classificar somente Cats em uma imagem ignorando a outra classe?

Obrigado

1 resposta

Olá Henrique.

Nesse curso é ensinado os primeiros passos para conhecer o Keras e o exemplo utilizado é no problema de classificar imagens e a base de dados utilizada é a fashion_mnist, detalhes dessa base dados podem ser vistos na documentação.

Para a detecção existem algoritmos para isso, como por exemplo o YOLO, por ser um tópico mais avançado, construir seu próprio modelo de detecção, ele não é tratado nesse curso introdutório.

Quanto o questionamento sobre ter apenas uma classificação, é sim possível, mas na verdade o que teremos são imagens classificadas como Cat e não Cats.

Recomendo duas leitura, a primeira é uma discussão no stackoverflow onde alguns usuários fizeram um modelo que classifica se uma imagem é o não o autor Nicolas Cage e a segunda é a pagina do Wikipedia que explora o questionamento sobre utilizar apenas uma classe para classificar.

Bons Estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software