1
resposta

Detalhes sobre a parte de volumes?

Gostaria de entender melhor a parte de volumes criado pelo statefulset. O kubernets delimita um unico servidor e a partir daquele servidor ele aloca uma parte de volume?

Se tenho 3 servidores, aonde de fato vai ficar meu db? levando em consideração que os dados são persistentes o kubernates obrigatóriamente vai subir o container db sempre na mesma máquina?

PS: Pensando em uma arquitetura prática eu sei que não é legal botar banco de dados em containers, escolha como o RDS são mais eficientes, mais gostaria de entender melhor esse gerenciamento de volumes.

1 resposta

Olá,

Quando criamos um PersistentVolume, seria um local de storage externo aos nodes. A ideia é que justamente os Pods tenham acesso a essa unidade de volume persistente para poder realizar a persistência dos dados cadastrados.

Para isso é necessário justamente configurarmos um pedido de utilização desse volume com o PersistentVolumeClaim para que assim seja utilizado pelos Pods.

Dessa forma, mesmo que um pod com o banco de dados deixe de funcionar os dados continuarão salvos no PersistentVolume e serão trazidos de volta pelo mapeamento do volumeMounts.

Exatamente, quando precisamos criar cenários mais avançados como de redundância por exemplo o mais vantajoso seria utilizar os serviços do ambiente de cloud como o RDS da Amazon. A ideia inicial do curso era mostrar como trabalhar com diferentes objetos do Kubernetes e diferentes cenários que poderemos ter.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software