Olá Hermogenes,
não sei entendi exatamente a sua dúvida, mas veja se consigo te responder.
Sobre respostas programadas e o uso de linguagens de programação, geralmente em serviços de chatbot (que não são nada mais do que alguns algoritmos de I.A. processando as informações), temos o uso de uma API que se comunica com esse serviço e também de alguma interface que facilita a criação do diálogo, das entidades e intenções.
No nosso caso, o Watson Conversation é essa interface, no entanto, é possível fazer tudo via código pelas chamadas na API do serviço. Neste link, você pode encontrar a documentação oficial da API.
Sobre a comunicação direta entre o cliente e a empresa via chat, eu entendo que seja um deploy, então diria para você dar uma olhada neste link, também da documentação oficial.
Há alguns jeitos de fazer o deploy, você pode fazer um teste no Slack (que já está integrado), criar uma aplicação e conectá-la ao serviço ou também usar algum framework como o Botkit.
Sobre o Wordpress, eu ainda não tive experiência com ele, mas fiz uma pesquisa e vi que tem este plugin com a descrição do passo a passo para você integrar o Conversation na sua aplicação.
Sobre o valor do chatbot, além dos 30 dias de teste que são free, sei que o Bluemix é pago e tem alguns planos como os de pagar pelo uso (pay as you go) e assinatura (subscription) que são descritos aqui.
Também sei que você pode entrar em contato com um representante da IBM por este link.
No que cabe ao serviço da API de Conversation, ele é free se não forem ultrapassadas 10.000 chamadas da API (ou 10.000 trocas de mensagens), 5 workspaces, 25 intenções, 25 entitidades, e também se apenas forem feitas chamadas do tipo POST.
Espero ter respondido, qualquer coisa, pode mandar aqui no fórum :).
Abraço.