Olá, estudante. Tudo bem?
Entendo que você tenha dúvidas sobre a diferença entre assinar um serviço SaaS da AWS em vez de um IaaS, considerando que você já possui a infraestrutura necessária para colocar sua aplicação no ar.
Vamos lá! Quando você assina um serviço SaaS, você está adquirindo um produto completo, que já está em execução e sendo gerenciado pelo provedor de serviços, no caso a AWS. Isso significa que você não precisa se preocupar com a infraestrutura, sistema operacional, banco de dados, entre outros aspectos técnicos. Você pode se concentrar apenas no seu software, na sua aplicação final.
Por exemplo, se você é um engenheiro de uma empresa e precisa de um sistema de gerenciamento de projetos, em vez de desenvolver esse sistema do zero e gerenciar toda a infraestrutura, você pode assinar um serviço SaaS como o Trello ou o Asana. Dessa forma, você economiza tempo e esforço, já que o provedor de serviço cuida de toda a parte técnica, permitindo que você se concentre nas atividades específicas do seu trabalho.
Por outro lado, ao escolher um serviço IaaS, você tem mais flexibilidade e controle sobre a infraestrutura de TI. Você pode provisionar recursos de rede, computação e armazenamento de acordo com as necessidades da sua aplicação. Isso é especialmente útil quando você precisa de um alto grau de personalização ou quando deseja ter controle total sobre a infraestrutura.
Portanto, a escolha entre um serviço SaaS e um IaaS depende das suas necessidades específicas. Se você deseja uma solução pronta e não quer se preocupar com a infraestrutura, um serviço SaaS pode ser a melhor opção. Por outro lado, se você precisa de flexibilidade e controle total sobre a infraestrutura, um serviço IaaS pode ser mais adequado.
Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Bons estudos!